A ação foi lançada nesta segunda, 6, e prevê a retirada de 50 toneladas de cabos de telefonia e internet inutilizados

O Projeto Rede Segura prevê ações para a redução de fios de telefonia e operadoras de internet em postes de energia em Senador Canedo. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura e Ministério Público, com participação da Equatorial e demais empresas de telecomunicações. Órgãos municipais como AMMA, Defesa Civil, Seinfra e SMT participam da ação.

O lançamento foi nesta segunda-feira, 6, com a presença do prefeito municipal Fernando Pellozo, vereadores, secretários municipais, órgãos de Segurança Pública, técnicos da Equatorial e operadoras de telefonia e internet. A reunião faz parte da estratégia do projeto, que prevê a vistoria, para redução de cabos nos postes de energia. Em Senador Canedo, há legislação que determina a remoção de cabos inativos e inutilizados, a lei municipal nº 2532/2021.

“Temos um ordenamento jurídico que define este cuidado, a fiação em excesso, muitos fios inativos causam não só a poluição visual, são cabos que caem nas ruas, e muitas vezes representam acidentes de trânsito e com pedestres”, explica coordenador da Defesa Civil, Adriano Barcelos

O empresário Lucas Pimentel descreve o desafio da tecnologia, do uso de cabos e fios. “O excesso de fios soltos polui visualmente a cidade, causa transtorno no trânsito e principalmente coloca em risco a vida das pessoas, por isso entendemos a necessidade de estarmos juntos nesta ação”, enfatiza.

Não só poluição visual

O presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente, Aclan Santos, descreve o excesso de fios e cabos nos postes da cidade como um problema ambiental e também de segurança.

“A poluição visual interfere na paisagem da cidade, mas não só isso, conforme fiscalizamos vamos retirar cerca de 50 toneladas, cabos mortos, inutilizados. Isso prejudica na segurança, cada poste sustenta “x” quilo, atualmente temos quase o triplo, que altera até a vida útil dos postes”.

O prefeito Fernando Pellozo destacou a importância da parceria, entre a Prefeitura, os órgãos de segurança, Ministério Público, e empresas. “Como foi destacado pela promotora Marta Loyola, iremos fazer uma ação assertiva de prevenção, que vai deixar a cidade menos poluída, e garantir a segurança das pessoas nas ruas”, disse no lançamento do projeto.

A promotora Marta Loyola destaca que a ação tem caráter educativo. “Todos estão sensibilizados e comprometidos com a ação “, ressaltando que medidas punitivas só serão tomadas se houver resistência por parte das empresas de telefonia e internet. Segundo ela, o material retirado será destinado à reciclagem.

A retirada dos fios já teve início nesta segunda, será monitorada pela Defesa Civil, com a participação da SMT, que garantirá a segurança no trânsito, sendo executada por técnicos da Equatorial e das empresas de telecomunicações. A fiscalização será da Agência Municipal de Meio Ambiente que intermedirá a entrega dos materiais recolhidos para Sukatech, programa de reciclagem.

Texto – Marcela Aires
Fotos – Marcos Aurélio