Até 6% desse valor pode ser destinado para o Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Direitos do Idoso, sem nenhum custo adicional

A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Semasc), realiza campanha de conscientização sobre doação de parte do imposto de renda para projetos que ajudam crianças, adolescentes e idosos.

O Imposto de Renda (IR) é um tributo cobrado pelo governo federal sobre os ganhos financeiros das pessoas físicas e jurídicas. No caso das pessoas físicas, incide sobre salários, rendimentos de investimentos, aluguéis, entre outros. Já para as empresas, é calculado sobre o lucro obtido.

Em 2024, o processo de Declaração do Imposto de Renda teve início no dia 15 de março, quando o contribuinte começou a fazer a entrega do documento. Neste ano, o prazo vai até 31 de maio.

O que poucos sabem é que 6% desse valor pode ser convertido em doação/destinação para o Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e os Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa, limitado em 3% para cada tipo de fundo, no modelo completo de tributação, sem nenhum custo adicional e de forma rápida e segura.

Incentivo – Você pode fazer a diferença na vida de milhares de pessoas vulneráveis, enquanto apoia iniciativas que promovem o bem-estar e a inclusão social.

Você que faz a doação, pagar a DARF na data correta e tiver restituição, poderá receber no segundo lote.

Veja o passo a passo:

Passo 1: No site da Receita Federal, ao finalizar sua declaração clique em “Doação Diretamente na Declaração”, agora selecione a aba “Crianças e Adolescentes” e clique no botão “NOVO”

Passo 2: Escolha o tipo de fundo “Nacional, Estadual ou Municipal”, logo após selecione o estado ou município.
Digite a quantia que deseja doar, conforme o valor disponível que aparece indicado na tela.

Depois clique na aba “Idoso” e repita os passos.

Passo 3: Para finalizar, imprima o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) e faça o pagamento até o dia 31 de maio.

Vale lembrar que esse valor será abatido, se você tem imposto a pagar, e acrescido se você tem imposto a receber.

Ainda nesse mês, o prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo e o delegado da Receita Federal de Goiânia Djalma Alencar Lustosa Sobrinho assinaram um acordo de cooperação técnica para a instalação do Ponto de Atendimento Virtual – PAV em mais duas unidades do Ganha Tempo do município.

A partir de agora, os serviços passam a funcionar nas unidades da Vila Galvão e Paço Municipal. Essa iniciativa é fruto da colaboração técnica entre a Receita Federal e a Prefeitura de Senador Canedo e visa simplificar e ampliar o acesso aos serviços oferecidos pelo órgão, sem a necessidade de deslocamento para outros municípios.

Para obter mais informações acerca da campanha “Leão Amigo da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa, entre em contato pelo telefone: (62) 9 9263-6356

Texto – Tayná Luli

Secretaria de Comunicação e Eventos