Em reunião realizada nesta terça-feira (05), na sede do Ministério Público de Goiás (MPGO) em Senador Canedo, o município discutiu a intenção em realizar um projeto para remoção de cabos e fios telefônicos e de energia que estão inativos, em postes da cidade.

O encontro, promovido pela promotora Marta Loyola, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Senador Canedo, reuniu representantes do MPGO, da Defesa Civil Municipal, Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), e secretarias da administração municipal, além das principais operadoras de telefonia presentes no município.

O promotor Carlos Alexandre, titular da 8ª Promotoria de Justiça de Goiânia e articulador do projeto Cidade Segura na capital explicou que o excesso de peso nos postes gera erosão e há risco de curtos-circuitos. Segundo ele, o projeto em questão trará inúmeros benefícios à população, já que evitará acidentes, poluição visual, permitirá identificação e remoção de ligações clandestinas e ganho das operadoras em recuperar cabos para reutilização. Ainda de acordo com ele, a iniciativa prevê a reorganização dos fios, com a sua respectiva identificação.

Ao longo da reunião, foi pontuado também que a experiência de Goiânia mostra que é necessária a comunicação entre todos os órgãos e empresas participantes para que o projeto se concretize. Outro aspecto levantado, caso Senador Canedo implante o projeto, é a escolha de um bairro tranquilo para início das obras. Na capital, bairros pouco verticalizados e com tráfego tranquilo foram escolhidos para serem piloto.

O secretário de Infraestrutura do Município, Cleverson Emerick, explicou que Senador Canedo vê a ação com bons olhos. “O Município vê a necessidade estética e de segurança para que os serviços funcionem com mais eficiência”, disse.

A representante da Equatorial, Ana Paula Cordeiro, afirmou que a empresa atuará como órgão fiscalizador para a efetiva realização do projeto. Segundo ela, em caso de alguma intercorrência no fornecimento de energia, a empresa atuará para correção do erro.

Durante o encontro também ficou definido que, desde já, o planejamento e organização do projeto serão realizados pelos órgãos responsáveis. Diante da previsão de chuvas em dezembro e em janeiro próximo, a previsão de início das obras em Senador Canedo é fevereiro de 2024.

Texto: Marcos Aurélio
Fotos Divulgação

Secretaria de Comunicação e Eventos.