As 144 famílias foram selecionadas através da base de dados do Cadastro Único e depois passaram por avaliação/visita social domiciliar.

A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), realizou, nesta segunda-feira (11), no Auditório do Paço Municipal, a segunda entrega dos cartões do Programa Canedo Social (PCS). Nessa edição foram contempladas 144 famílias. Ao todo mais de 200 famílias já foram beneficiadas com o programa. O prefeito Fernando Pellozo comandou a solenidade.

Em sua fala durante o evento, Pellozo ressaltou a importância do Canedo Social para o Município. “Esse programa é essencial na cidade que mais cresce do Brasil. O nome do programa, Canedo Social, foi pensado não somente nas mães que recebem, mas em toda a população. Esse programa contribui na luta contra a pobreza em nosso município. Nosso compromisso é promover o bem-estar de todos os cidadãos. Parabéns à equipe da Semasc pelo excelente trabalho realizado.”, afirmou.
.
O Canedo Social tem como propósito fundamental garantir a segurança alimentar, auxiliar na renda e promover uma qualidade de vida aprimorada. Destinado a famílias com crianças de 0 a 12 anos incompletos que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza, o projeto representa um importante mecanismo de apoio às camadas mais vulneráveis da sociedade.

O programa, conduzido pelo Conselho Municipal de Assistência Social e Departamento de Benefícios e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), disponibiliza o valor fixo de R$ 250,00 mensais a todos os beneficiários, sendo depositado até o 10° dia útil de cada mês. As famílias são selecionadas através da base de dados do Cadastro Único e depois passam por avaliação/visita social domiciliar.

“Esses 250 reais vão me ajudar nas compras de casa. Tenho três filhos e esse cartão vai me ajudar muito agora, é muito importante essa ajuda pra mim. Estou muito feliz!”, disse, Rafaela Aparecida, uma das beneficiadas dessa edição.

O Programa Canedo Social, ao conceder benefícios aos Responsáveis pela Unidade Familiar (RF), conforme identificados no Cadastro Único e pelo Governo Federal, reafirma o comprometimento com a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Vale ressaltar que o PCS tem caráter temporário de 12 meses, podendo ser prorrogado por até 36 meses, após uma nova análise. Para receber o benefício as famílias contempladas pelo Programa Canedo Social devem cumprir alguns critérios:
-Estado de pobreza e extrema pobreza;
-Residir no município de Senador Canedo;
-Estar com o Cadastro Único ativo e atualizado no município de Senador Canedo;
-Que todos o (s) filho (s) com idade entre 6 (seis) e 15 (quinze) anos esteja (m) matriculado (s) e frequentando a rede pública de ensino;
-Que estejam com a carteira de vacinação de todos os membros menores de 10 (dez) anos atualizada, conforme calendário de vacinação obrigatória do Ministério da Saúde;
-Que não recebam outro benefício de transferência de renda vinculado ao Governo do Estado de Goiás

Para garantir a permanência no PCS, os beneficiários deverão cumprir requisitos como apresentação semestral da carteira de vacinação, comprovantes de consultas pré-natais, acompanhamento nutricional e de saúde para crianças até o sexto mês de vida, além da declaração de frequência escolar para crianças/adolescentes entre 6 e 15 anos.

Texto – Tayná Luli
Fotos – Xande Manso