As unidades de saúde realizarão a coleta de material para exame ginecológico preventivo, vacinação contra o HPV e testes rápidos de ISTs no Dia D.

A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, organiza o Dia D do Março Lilás. O mês é dedicado à prevenção e combate ao câncer de colo de útero. Dezessete unidades de saúde estarão em funcionamento neste sábado, das 7h às 13h, para atender à população, oferecendo a coleta do exame preventivo, vacinação contra o HPV para crianças de 9 a 14 anos, e realizando testes rápidos de ISTs.

O exame preventivo é fundamental para mulheres sexualmente ativas, pois avalia o colo do útero em busca de sinais de infecção pelo HPV, o vírus responsável pelo câncer de colo de útero, além de outros microrganismos transmitidos sexualmente.

“Essa ação visa alcançar mulheres que não realizam o exame preventivo há mais de 3 anos. O exame é essencial, pois detecta lesões precursoras do câncer. Tratadas precocemente, essas lesões não evoluem para a doença, por isso é crucial a realização do procedimento”, afirma Mariley Gomes da Silva, superintendente de atenção primária à saúde.

Vacinação – A vacinação contra o HPV está disponível para crianças de 9 a 14 anos. O HPV é a Infecção Sexualmente Transmissível (IST) mais comum no mundo, tornando a imunização uma medida essencial de prevenção.

Locais de atendimento:

• PSF Alvorada