No dia do agricultor a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMAB), apresenta ações que favorecem a agricultura no município, atividade milenar que garante o sustento em todo o mundo, movimenta a economia e faz chegar alimentação de qualidade as famílias.

A atual gestão tem investido em qualificação e suporte para o setor fortalecendo o segmento com ações diversas, entre elas, estão; cursos específicos para a produção rural, desenvolvendo a qualificação do homem do campo e na geração de emprego, convênios com Emater para o desenvolvimento na assistência técnica voltada a produção, incentivo com o programa porteira aberta na infraestrutura de estradas vicinais, aração, plantio e várias outras ações voltadas ao produtor rural.

Além disso, tem o Programa Centro de Apoio ao produtor rural e agricultura familiar com distribuição de cesta de hortaliças para a população com vulnerabilidade alimentar e o Restaurante Municipal que atende mais de mil pessoas por dia.

“Estamos aos poucos descobrindo os agricultores, ainda não temos essa informação exata mas estamos trabalhando para isso acontecer, uma das iniciativas é trazer esse produtor para perto, com isso temos realizado todas as sextas-feiras a feirinha do produtor aqui na porta da secretaria, é uma forma dele divulgar os produtos e fomentar a economia,” afirmou Magno Silvestre, secretário de agricultura.

Por ser um município extremamente industrial e comercial, Senador Canedo ainda vive um misto na agricultura mas que está em completo desenvolvimento com incentivos como esses. Já foram ofertados cerca de 30 cursos desde o início do ano de 2022 até agora, atendendo mais de 400 pessoas.

Os cursos de manuseio de apicultura, operação de tratores e regulagem de implementos, doces cristalizados, jardinagem, irrigação, mais recentes estão os curso de pilotagem de drone e cultivo de pimenta fazem parte dos cursos ofertados.

A previsão é que até o final do ano sejam ofertados mais 20 cursos, para participar e saber mais informações basta entrar em contato com a secretaria pelo telefone: (62) 3532-2417

Texto por Clarah Menezes
Fotos por Claudio Vieira