A iniciativa tem menos de um ano e atende mais de cem pequenos produtores, com maquinário, a preço bem mais em conta, garantindo aumento na produção no munícipio.

O Programa Porteira Aberta iniciou suas atividades em Senador Canedo no mês de julho do ano passado. A ação é realizada com o apoio da Emater, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento. São disponibilizados maquinários para serviços em propriedades para auxiliar no plantio, cultivo e colheita, como aragem e gradeação do terreno.

Atualmente estão disponíveis para os produtores, dois tratores, gradeadora, arado ( 4 discos), plantadoras ( 4 linhas), esparramadeira de calcário e 1 grade niveladora. Já são mais de cem produtores, de diferentes regiões, que já foram atendidos. Como é o caso do produtor rural, Fernando Matias, que utilizou do serviço antes do plantio de milho. “É muito caro o valor cobrado por hora/máquina, e por meio da programa tivemos uma economia de mais de R$ 10 mil”, disse.

Para solicitar o serviço, o produtor precisa ir na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, com documentos pessoais, documento da propriedade rural, certidão negativa do munícipio. O órgão fica na avenida Dom Emanuel, próximo à Praça Criativa. O pedido também pode ser feito nos estandes do Avança Canedo. Produtores cadastrados no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar – CAF, tem isenção, pagando apenas a taxa de combustível.

O secretário Vilmar Lima ressalta a importância do Programa Porteira Aberta que receberá em breve novos maquinários, para ampliar o atendimento aos produtores de Senador Canedo. “São mais de 100 produtores com ações diversas, além do maquinário, também são ofertados cursos específicos para a produção rural, incentivando a qualificação e geração de renda. Por meio de convênios, como o da Emater, desenvolvemos a assistência técnica completa voltado especificamente ao produtor rural. A gestão do prefeito Fernando Pellozo tem olhado com bastante atenção para os nossos produtores. E isso faz muita diferença na nossa economia local”, afirmou.

O Programa de Apoio aos Pequenos, Médios Produtores Rurais e Agricultura Familiar segue normas gerais nas ações incentivo sociais, econômicos e ambientais, como instituído pela lei nº 2.506, 26 de outubro de 2021. Fomenta e incentiva as atividades agrícolas exercidas em Senador Canedo, proporcionando o aumento, direto ou indiretamente, da produtividade e escoamento da produção.

Texto por Marcela Aires
Fotos por Xande Manso