Dados preliminares foram apresentados pela equipe do IBGE ao prefeito Fernando Pellozo nesta quarta-feira após visita da equipe a mais de 12% dos domicílios nos últimos meses; tanto o número de domicílios como o de habitantes praticamente dobrou, em relação a 2010

O prefeito Fernando Pellozo recebeu, na manhã desta quarta-feira (5/4), a equipe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para receber os números do Censo 2022 relativos a Senador Canedo. O trabalho está concluído, restando apenas alguns ajustes para a apresentação dos números finais, o que deve acontecer no início de maio.

Dobrou – A população canedense subiu de pouco mais de 84 mil, em 2010, para mais de 150 mil em 2022. Em gênero, há um equilíbrio, com a presença de pouco mais de 1 mil mulheres a mais do que homens. O número de domicílios existentes aumentou mais ainda. Eram quase 28 mil e agora se aproxima da marca de 60 mil. O número de habitantes por domicílio segue a tendência de queda, que ocorre em todo o país. Esse número caiu de 3,52 para 2,97 habitantes por domicílio.

Êxito – Cooordenador do Censo 2022 em Goiás, Daniel Oliveira ressalta a importância do trabalho para os municípios. “O censo traz um retrato novo depois de doze anos e sem esse trabalho os municípios não sabem onde está a população e onde aplicar os recursos”, diz ele. Daniel destaca ainda o esforço feito nos últimos meses em todo o país, para mostrar à população essa importância do Censo.

Investir bem – O prefeito Fernando Pellozo agradeceu ao trabalho do IBGE, lembrando que os dados levantados já são considerados na sua gestão. “São dados importantes para fazer o planejamento correto e aplicar melhor os recursos do município”, diz Pellozo. Ele destaca ainda o envolvimento da equipe do IBGE e da população, que foi sensibilizada a partir das redes sociais da prefeitura. “O canedense compreendeu a importância do Censo e estamos chegando ao final com um retrato fiel da nossa cidade”.

Fotos: Andréa Neto