Moradores esperavam até duas décadas para realizar o sonho da casa própria

Na última terça-feira (05), aconteceu no auditório do Paço Municipal, mais uma etapa da regularização fundiária, trazendo documentação a 133 famílias que aguardavam há mais de 20 anos pela garantia legal de suas propriedades. O evento foi comandado pelo prefeito Fernando Pellozo e faz parte do maior programa de regularização fundiária da cidade.

A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, tem como objetivo proporcionar dignidade, segurança jurídica e autonomia para as famílias canedenses. Com mais de 1100 famílias já beneficiadas até o momento, o programa se destaca como uma importante ferramenta na promoção do direito social à moradia e no desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana.

Joelma Vieira, moradora do bairro Nova Goiânia, relata que aguarda a documentação há 23 anos e que finalmente o tão sonhado dia chegou. “Quando a notícia chegou a gente nem estava acreditando, pois foram tantas promessas, que nunca saíram do papel, agora falaram que ia fazer e fizeram mesmo e o melhor foi de graça. É tanta emoção que não cabe em mim. Obrigada a todos os envolvidos”, diz ela.

Com a entrega das escrituras aos moradores do Residencial Dona Lindu, Jardim Nova Goiânia, Jardim Canedo, Jardim Flamboyant, Jardim Bougainville, Bairro Alvorada e Flor do Ipê, a Prefeitura caminha para alcançar a marca de mais de 2 mil famílias beneficiadas até o final de 2024. A regularização fundiária não apenas legaliza os assentamentos irregulares, mas também promove o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, consolidando um passo fundamental para a construção de uma comunidade mais justa e sustentável.

“Nossa gestão não prometeu resolver esse problema durante a campanha, mas ao assumirmos o cargo, identificamos a urgência e começamos a trabalhar incansavelmente para solucioná-lo. Hoje, celebramos a entrega de escrituras para mais de 1000 famílias, um marco significativo em nosso compromisso com o bem-estar do nosso povo”, afirmou o prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo.

Texto – Carlos Wilton
Fotos – Vitória Carvalho