Maria Lúcia Inácia Martins, de 56 anos, moradora do Jardim Flamboyant aguardava há mais de 15 anos pela regularização fundiária do seu imóvel

Maria Lúcia Inácia Martins, de 56 anos, recebeu no último mês a tão sonhada escritura de sua casa. A entrega foi feita pelo prefeito Fernando Pellozo em mais uma ação do maior programa de regularização fundiária da história de Senador Canedo.

No dia, a moradora do Jardim Flamboyant se emocionou, chorou ao receber das mãos do prefeito o tão sonhado documento. Emoção justificada, após mais de 15 anos de espera e muitas promessas não cumpridas.

A dona de casa recebeu o imóvel em 2007 através de um programa habitacional e, desde então, aguardava receber a escritura.

“Meu marido era cadeirante. Na época fizemos o cadastro e conseguimos a casa. Foi a realização de um sonho. Eles disseram que entregariam a escritura em cinco anos e ficou só na promessa de várias gestões”, relembra.

Viúva, Maria Lúcia hoje mora sozinha e comenta que esperou com fé ‘e muita luta’ pelo tão sonhado dia que conseguiria regularizar o seu imóvel.

“O Fernando Pellozo fez e cumpriu. Foi um presente (a escritura) de Deus e da Prefeitura de Senador Canedo. Eu não gastei nada, até porque não teria condições de pagar por isso. No dia, eu nem dormi. Fiquei toda hora lendo e relendo o meu nome no documento de tanta emoção”, relata.

Assim como a dona Maria Lúcia, mais de 300 moradores de Senador Canedo já receberam as suas escrituras nos últimos dois anos. Trata-se do maior programa de regularização fundiária da história da cidade criado pela atual gestão.

“Um homem ou uma mulher sem casa é um homem ou mulher sem pátria. O documento de um imóvel é um ponto no planeta terra que é seu. É um endereço para alguém te achar e significa tranquilidade e sensação de cidadania”, comenta o prefeito Fernando Pellozo.

Ainda segundo ele, a expectativa é de que outras 2 mil escrituras sejam entregues até 2024 para moradores de 13 bairros.

Texto: Géssica Velso

Foto: Xande Manso