Ao todo, 68 famílias que receberam as casas da Administração Municipal em 2007 aguardavam a garantia da propriedade do imóvel, promovido agora pela atual gestão no maior programa de regularização fundiária da história do município.

Um sonho realizado! Foi assim que mais de 60 moradores do Residencial Dona Lindu, Flor do Ipê, Jardim Flamboyant e Bougainville definiram a noite desta quinta-feira (16/3) ao receberem as escrituras de seus imóveis das mãos do prefeito Fernando Pellozo. A ação faz parte do maior programa de regularização fundiária da história de Senador Canedo.

A entrega aconteceu na Praça do Jardim Flamboyant. Ao todo, 68 famílias que receberam as casas da Administração Municipal em 2007 aguardavam a garantia da propriedade do imóvel, promovido agora pela atual gestão.

“Um homem ou uma mulher sem casa é um homem ou mulher sem pátria. Agora, eles são donos de suas casas. O documento de um imóvel é um ponto no planeta terra que é seu. É um endereço para alguém te achar e significa tranquilidade e sensação de cidadania”, comenta o prefeito.

Somente nos últimos dois anos, mais de 800 famílias de Senador Canedo já foram beneficiadas com a entrega de escrituras, sendo 300 graças ao programa municipal.

“Antes, a pessoa recebia apenas autorização para ir no cartório e tinha que arcar com as custas, que variam entre R$ 2 mil e R$ 6 mil. Nesta gestão nós estamos entregando a escritura gratuitamente, sem custo algum”, detalha a diretora de Habitação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, Maria Conceição.

Os moradores, é claro, celebraram e se emocionaram com mais esse benefício. A dona de casa Maria Lúcia, de 56 anos, representou todos os beneficiários na noite desta quinta-feira e fez questão de agradecer à atual gestão pelo trabalho e empenho.

“É um sonho. Antes, eu morava de aluguel, agora eu tenho a minha casa e hoje estou realizando o grande sonho de pegar a escritura da minha casa. Posso chamar ela de minha. Vou continuar cuidando do meu lar”, comemora.

A dona de casa Cosma Laranjeira também celebrou a conquista. “Nenhuma gestão fez o que o Fernando Pellozo está fazendo. Estou feliz demais da conta”, conta.

E as ações não param! A Prefeitura de Senador Canedo deve entregar na próxima semana mais de 200 escrituras para os moradores da região da Vila Galvão durante a 2ª edição do Avança Canedo, que acontecerá no sábado e domingo (25 e 26 de março) na Praça Criativa do bairro.

Texto por Géssica Veloso
Fotos por Phellipe Gabriel