Para dinamizar a prestação de serviços, a Prefeitura de Senador Canedo, disponibiliza de duas unidades que agregam atendimento ao cidadão. O Ligeirinho, ligado a Secretaria Municipal de Administração, possibilita uma série de recursos, tanto da esfera municipal e estadual.
São duas unidades do Ligeirinho, que concentram dezenas de serviços, como acesso a certidões, emissão de documentos, banco de empregos, entre outros. Há o Ligeirinho, que atende a Região da Vila Galvão e o outro do Jardim das Oliveiras, pontos que geograficamente, estão mais distantes da parte administrativa da Prefeitura, onde maior parte dos órgãos está localizada na Região Central.

“É a oportunidade do morador ter sempre próximo a sua casa, o atendimento da Prefeitura, ou serviço público, ação essencial que garante não só comodidade,mas também um exercício de respeito a cidadania”, fala o diretor Maurício Almeida, responsável pelo Ligeirinho da Região da Vila Galvão, que presta mais de 3 mil atendimentos mensais.
O Ligeirinho que atende a Região da Vila Galvão funciona, em sede própria, na Rua Filostro Carneiro, APM 1, no Conjunto Margarida Procópio. O local, um antigo casarão, que estava abandonado, passou por reforma, e hoje oferece ao cidadão o acesso a certidões, boletos de pagamentos, emissão de documentos, e prestação de serviços da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento, Saúde, Iamesc, Procon Municipal, Sanesc; entre outros. Além de logo também disponibilizar a emissão de Carteira de Identidade e também Carteira de Trabalho.

Atendimentos mais procurados

A emissão de documentos, assim como solicitação de serviços, está entre os serviços públicos mais procurados no Ligeirinho. “Temos uma média de 5000, até mais de 7000 atendimentos que foram disponibilizados pelo Ligeirinho, em alguns meses. A população não precisa se deslocar uma distância tão grande, e consegue resolver próximo da sua casa, demandas importantes, como por exemplo, buscar uma vaga de emprego ou dá entrada no seguro desemprego”, explica Sebastião Mendonça – diretor Ligerinho Jardim das Oliveiras. A unidade de atendimento rápido fica na Avenida Macaúbas Quadra 30 Lote 6, estrategicamente bem localizado, que consegue abranger dezenas de bairros.

A emissão do Passaporte do Idoso e a captação de vagas de emprego, junto ao Sine, são algum dos serviços estaduais que são realizados no Ligeirinho, mediante ao Governo Estadual. Entre alguns atendimentos administrativos, de esfera municipal, que são procurados estão: Marcação de consultas e exames, pelo serviço de Regulação da Saúde; consulta e abertura de processos do Procon Municipal, emissão de guias do Iamesc (Plano de Saúde de servidores municipais), Receita Municipal e também solicitação de serviços da Sanesc (Saneamento Municipal).