Central funciona 24 horas por dia com 34 câmeras em operação. Lentes são operadas por servidores da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade

Em Senador Canedo, a tecnologia é aliada da segurança. A Prefeitura mantém um sistema de monitoramento por câmeras que contribui para combater a criminalidade no município. Atualmente, a Central de Monitoramento da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana (SSPMU) conta com 34 câmeras, que são operadas 24 horas por dia, em dois turnos de 12 horas, por servidores da SSPMU e da Guarda Civil Metropolitana.

Do total de câmeras, seis possuem a tecnologia LPR (License Plate Recognition), que, em tradução literal, significa “Reconhecimento de Placas de Veículos”. A solução inteligente de tecnologia permite o reconhecimento e leitura de placas diuturnamente, com precisão de acerto superior a 90% em modo automático. Número que aumenta quando a análise precisa ser realizada por um operador.

O trabalho desses equipamentos auxilia no rastreio de veículos roubados que entram em Senador Canedo. O próprio sistema, ao identificar uma placa com alerta de furto ou roubo, emite uma mensagem para a Central, que faz contato com as autoridades responsáveis.

As câmeras da SSPMU oferecem suporte de vídeo para as forças de segurança do Estado e do município, como a Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Penal, em casos de flagrantes e investigações criminais. Mas, o trabalho do monitoramento vai além do auxílio para diminuir os índices de criminalidade: as cenas captam também infrações de trânsito e registra acidentes de trânsito de baixa a alta gravidade.

Para o Diretor de Monitoramento da SSPMU, Diogo Helberth dos Santos Henrique, a atuação da central de monitoramento, além de ajudar na solução de crimes e delitos, inibe também a prática de vandalismo ao patrimônio público.

“Nosso papel é aumentar a sensação de segurança da população. E isso inclui também o cuidado com o patrimônio público, e com os parques e praças da nossa cidade. Além disso, nós temos uma equipe altamente treinada que sabe agir em uma situação de perigo, ou até mesmo numa ocorrência de trânsito. Nós somos os olheiros da segurança pública, 24 horas por dia”, destaca Diogo.

Ainda de acordo com o diretor, novas câmeras estão em processo de licitação para aumentar a área de cobertura da central, que funciona com acesso à internet e também via rádio, 24 horas por dia.