Espaço dará mais segurança para a população e mais comodidade para motoristas de caminhões.

A prefeitura de Senador Canedo realizou, nesta quarta-feira, 28, uma reunião para a apresentação do projeto de construção do Pátio de Triagem no município. Será o primeiro deste tipo em toda a Região Centro-Oeste do País e vai dar mais tranquilidade e conforto para os motoristas de caminhões, que passam a noite sem local próprio para estacionar, e mais segurança para o morador, que hoje convive com milhares de caminhões carregados de combustíveis pelas ruas e avenidas da cidade.

Senador Canedo é o maior polo petroquímico da Região Centro-Oeste do País, por isso o tráfego de caminhões tanque é intenso e, ocasionalmente, ocorrem incidentes como explosões, ou furto de carga. Por esse motivo a prefeitura de Senador Canedo, juntamente com o Ministério Público e a iniciativa privada, iniciaram o processo para a instalação de um Pátio de Triagem para os caminhões que fazem a carga de petróleo no município.

O Pátio de Triagem é uma iniciativa já testada e aprovada em outros estados, e funciona mais do que um estacionamento para caminhões. O local possui infraestrutura para receber o motorista que precisa passar a noite ou, apenas, esperar seu momento de carregar o caminhão. No espaço terá restaurante com preço popular, banheiros limpos, sala de jogos, internet Wi-Fi, borracharia e muitos outros serviços de interesse dos motoristas. Um aplicativo de celular vai informar ao motorista o momento que ele precisa sair para fazer a carga.

De acordo com o prefeito Fernando Pellozo, o projeto é bastante positivo para a cidade e, além de comodidade, traz também segurança para todos. “Esse projeto vai resolver de imediato vários problemas que existem a muito tempo e isso, para o gestor, é realmente um alívio. Estou muito ansioso para que isso aconteça o quanto antes e considero importantíssima a presença de todos aqui. Essa é a solução que a cidade precisa”, disse.

A Secretaria de Planejamento, Seplan, é a responsável pelo projeto e, de acordo com o secretário Rafael Gonzaga, a participação e acompanhamento do Ministério Público e o apoio do prefeito Fernando Pellozo tem colaborado para que a solução chegue mais rápido. “Hoje a prefeitura já disponibilizou a área onde será construído o Pátio de Triagem e, como a empresa responsável tem muita experiência e conhecimento sobre o tema, esperamos que tudo seja concluído o quanto antes. A participação e apoio de todos está sendo fundamental. A doutora Marta Loyola, promotora de Justiça aqui de Senador Canedo, tem trabalhado para isso há muitos anos e, além de fiscalizar e cobrar, ela tem sido uma parceira, sempre aberta ao diálogo, buscando o melhor para o Município.

Marta Loyola, promotora de justiça, explicou que vem lutando desde o ano de 2012 para que Senador Canedo tenha um espaço para os caminhões, de modo que eles não fiquem mais nas ruas, como acontece atualmente. Mas até então isso não tinha acontecido. “Quando verifiquei a data em que comecei a buscar uma solução para esses caminhões até me surpreendi. Não imaginava que já tinha tanto tempo assim. Começamos essa luta em 2012 e nada tinha sido feito, até então. Agora, com esse empenho da prefeitura, do prefeito Fernando Pellozo, do secretário Rafael Gonzaga, vejo que estamos perto de conseguir realizar esse projeto”, comenta.

O superintendente da SMT, Arisberto Pereira, explicou que a Superintendência já vem adotando soluções paliativas para resolver esse problema dos caminhões, mas que, segundo ele, o Pátio de Triagem será a solução definitiva para a questão. “Estamos realizando um Plano de Mobilidade de Senador Canedo, que é o primeiro da Região Metropolitana. Também instalamos placas retirando o tráfego de caminhões do centro da cidade. Mas pelo que estamos acompanhando, o Pátio de Triagem será a solução definitiva para a questão dos caminhões”, finaliza.

Representantes da empresa responsável por instalar o Pátio de Triagem no município apresentaram o projeto e explicaram como tudo funcionará, se tornando a solução para o trânsito de caminhões com líquidos inflamáveis na cidade e o quanto será positivo para o motorista, que terá um local seguro e com infraestrutura adequada para recebe-lo.

“Nós já fizemos uma análise aqui em Senador Canedo e notamos que realmente a cidade precisa de um Pátio de Triagem. Encontramos muitos caminhões nas ruas, sem segurança, sem local adequado. Então podemos fazer de Senador Canedo um case de sucesso. Por que o Pátio não é apenas um estacionamento para caminhões, nós temos toda uma infraestrutura preparada para receber o motorista, dando conforto e qualidade de vida para esse período que ele precisa esperar o atendimento. Já instalamos o Pátio em Recife e conseguimos mudar a realidade daquele município. Temos certeza que o mesmo vai acontecer aqui em Senador Canedo”, comentou o diretor da Sulog Bruno César.

Texto por Leandro Arantes
Fotos por Xande Manso