Na sexta-feira (05.03), primeiro dia de imunização nessa faixa etária, foram aplicadas 211 doses apenas no drive-thru realizado pela Prefeitura

“Uma das melhores notícias que eu recebi ultimamente. Acabei de tomar a vacina e estou muito satisfeito por mim e por ver esse movimento aqui, com as pessoas sendo imunizadas”. É tanta sabedoria, que o Seu Renato Barbosa não perdeu tempo. Com 73 anos de idade, ele aproveitou o primeiro dia de vacinação dentro da sua faixa etária, nessa sexta-feira (05.03), e deu uma passadinha na Praça Criativa da Região Central, no drive-thru organizado pela Prefeitura de Senador Canedo, e saiu de lá imunizado. Ele e outros 210 idosos.

“Era uma preocupação que eu tinha, mas que não é só com a gente. É com a nossa família, com todos que convivemos”, segue o aposentado, que ainda fez questão de chamar a atenção para os cuidados com a doença. “É preciso usar a máscara da forma certa, lavar as mãos, usar álcool em gel. Chegar em casa e tirar o calçado, não levar o vírus de fora para dentro de casa”, disse o aposentado, que tem termômetro infravermelho e até oxímetro de dedo para acompanhar a saúde.

Dez anos mais velho, Seu Valdemiro Ferreira Porto, 83, demorou um pouquinho mais para se vacinar, mas mostrou a mesma preocupação com a Covid-19. “Eu estava orando fazia tempo e graças a Deus chegou o meu dia. Mas, eu sempre me cuido. Quando chego em casa a primeira coisa que faço é tirar toda a roupa e colocar para lavar. Não esqueço a máscara e lavo bem as mãos”, comentou o idoso, já de olho na data da segunda dose do imunizante.

A ação desta sexta-feira na Praça Criativa é um reforço à campanha de vacinação no município, que acontece diariamente nas unidades de saúde Santa Rosa e Estrela do Sul. “Hoje estamos realizando a imunização de pessoas acima de 73 anos. É muito importante que se tome a vacina. Nós, que estamos na linha de frente do combate à pandemia, acompanhamos tudo, vemos muitos casos de perto e sabemos da gravidade da situação”. A declaração é da técnica de enfermagem Ranielle Laila de Brito.

Para ela, um alerta precisa ser feito todos os dias, o do cuidado que cada um deve ter diante do risco que o novo coronavírus impõe. “Cada um de nós deve ter consciência da necessidade dos cuidados básicos como higienizar as mãos, usar máscara, enfim, de nos prevenir e não pensar apenas em nós mesmos, mas em todos”, concluiu Ranielle.

Prefeito
A vacinação para idosos a partir dos 73 anos é uma boa notícia para Senador Canedo. Mas, como alerta o prefeito Fernando Pellozo, por ainda não ser uma realidade para todos, os cuidados básicos devem ser observados com muita atenção.
“As medidas de proteção são fundamentais. Todos devem fazer uso da máscara, higienizar as mãos e manter o distanciamento social”.

Fernando Pellozo reconhece o apoio da colaboração do canedense na luta contra a pandemia, em especial aos comerciantes, que têm se empenhado em respeitar as normas restritivas determinadas pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19. “Somente juntos vamos vencer essa luta contra o vírus”, finalizou.

Saiba Mais
Senador Canedo vem se destacando no trabalho de imunização. Até a quinta-feira (04.03), 5241 doses da vacina já haviam sido aplicadas, sendo 4128 para a primeira e 1113 em segunda. Diariamente, a ação é realizada nas unidades de saúde Santa Rosa e Estrela do Sul. De segunda à sexta-feira, das 8h às 20h. Já aos sábados e domingos, das 8h às 14h.

Fotos: Xande Manso