Com um olhar voltado para a saúde pública e o bem-estar da população, Senador Canedo intensificou suas ações no combate às arboviroses, principalmente a dengue, por meio de um plano de contingência abrangente. Lançado em dezembro de 2023, o plano visa conter a disseminação dessas doenças, reduzindo os índices de adoecimento e óbitos, além de prevenir surtos epidêmicos.

O foco principal do plano é garantir assistência adequada aos pacientes, proporcionando atendimento com classificação de risco, diagnóstico preciso e manejo clínico eficaz em uma rede de saúde bem estruturada. Composta por 23 unidades de Estratégia de Saúde da Família, 4 Pronto Socorros, 1 Maternidade Municipal e 1 Hospital Conveniado, a rede de saúde do município está preparada para enfrentar os desafios impostos pelas arboviroses.

Além do atendimento, a vigilância epidemiológica é uma peça-chave no combate às arboviroses. A cidade realiza vigilância e investigação epidemiológica integradas com a atenção básica, garantindo a identificação e o monitoramento de casos graves e óbitos, proporcionando uma resposta ágil e eficiente.

Outra frente de atuação é o controle de vetores, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Controle da Dengue. Ações de manejo integrado de vetores são implementadas para reduzir a proliferação do mosquito transmissor das arboviroses.

A educação em saúde também desempenha um papel fundamental na estratégia de prevenção. Palestras educativas nas escolas e em outros espaços comunitários buscam promover mudanças de comportamento e adoção de práticas que evitem a proliferação do mosquito.

Para complementar essas ações, campanhas de vacinação são promovidas, reforçando a importância da imunização na prevenção de doenças transmitidas por vetores.

O plano também prioriza a integração entre esferas municipal e estadual, promovendo ações intersetoriais articuladas e reforçadas. Destaca-se ainda a qualificação dos profissionais de saúde do município no manejo clínico dos casos, garantindo um atendimento de qualidade.

Em termos práticos, mais de 10.777 imóveis foram vistoriados, identificando mais de 200 focos de dengue. A remoção de 6.255 kg de resíduos e mais de 1.772 pneus, potenciais criadouros do mosquito, demonstra o compromisso da cidade em combater as arboviroses.

Adicionalmente, mais de 1800 crianças e adolescentes do público-alvo foram vacinadas, fortalecendo ainda mais a estratégia de imunização e ampliando a proteção na comunidade.