O município intensificou as medidas de prevenção ao contágio do novo Coronavírus, com realização de testagens ampliadas desde o final do ano de 2021.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Senador Canedo, realizou nesta terça-feira (11), mais uma testagem ampliada de Covid-19 para pessoas sem sintomas da doença. A ação ocorreu desta vez em dois pontos simultâneos. Com 901 testes realizados, 135 apresentaram resultado positivo.

Nesta ação, as testagens aconteceram simultaneamente em duas macrorregiões do município e durante a noite. No primeiro ponto, na Praça Criativa da Região Central, 644 pessoas foram testadas. Destas, 106 testaram positivo. Na Região do Jardim das Oliveiras, a testagem aconteceu na Escola Municipal Deoclides Alves Santos, com o total de 257 testes, sendo 29 com resultado positivo.

O prefeito Fernando Pellozo esteve na Praça Criativa, conversou com a população e parabenizou a atuação dos profissionais de saúde na ação. “Senador Canedo tem feito a diferença, a adesão da população as estratégias como testagem, vacinação é muito importante para vencermos a doença”, destacou.

Os casos positivos são encaminhados às unidades de saúde para realizar avaliação médica. Desta forma, o paciente é assistido pela equipe, que constata a condição da doença e o tratamento a ser seguido. Além disso, os profissionais reforçam recomendações para isolamento social, afim de conter a disseminação do vírus, e marcam a data para a realização de um novo teste.

“Essa ação tem o objetivo de prevenir a infecção da doença e com a identificação dos casos positivos, reduzir a cadeia de transmissão. Por isso, é importante que a pessoa que testou positivo faça o acompanhamento médico e fique em isolamento, para não contaminar outras pessoas”, orienta a Secretária Municipal de Saúde, Ludmyla Maranha.

Aliviado após o resultado negativo, Emerson Almeida, que é morador do Bairro Alvorada, fez o teste com três colegas no drive-thru da Praça Criativa. “Decidimos participar da testagem mesmo sem sintomas. É importante para segurança no ambiente de trabalho e também em. O teste foi bem rápido, mas a melhor parte é o alivio do resultado negativo”, conta.

Pessoas que apresentarem algum sintoma podem solicitar a testagem em qualquer dia da semana. Basta procurar as unidades de referência no município: UPA-24H e Pronto Socorro Vila São Sebastião, na Região Central; o Pronto-Socorro do Parque Alvorada, na Região do Jardim das Oliveiras; o Pronto Socorro Vila São João, na Região da Vila Galvão.

Prefeitura de Senador Canedo

A cidade avança. Sua vida melhora.