Senador Canedo realiza segunda Testagem Avançada de Covid-19

Testes serão do tipo Swab de Antígeno (por via nasal) e a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é de alcançar entre 600 e 800 pessoas

Ao se quebrar a cadeia de transmissão, a contaminação diminui e, consequentemente, o risco de casos graves e de mortes. Com essa premissa, a Secretaria Municipal de Saúde de Senador Canedo realiza a segunda Testagem Ampliada de Covid-19 em Drive-thru, na sexta-feira (26.02), das 9h às 16h, na Praça Criativa da Região Central. O teste será do tipo Swab de Antígeno, e estão aptos a participar todos os moradores da cidade, a partir dos 12 anos de idade.

Além do critério de idade e de ser residente no município – o que precisa ser confirmado com a apresentação de um comprovante de endereço –, todos devem ter em mãos um documento de identificação com foto e o Cartão SUS. É obrigatório o uso de máscara e a lotação máxima por veículo é de quatro pessoas. “É importante lembrar que a testagem será feita com as pessoas dentro do carro”, diz a diretora de Vigilância em Saúde, Flávia Régia Ribeiro de Miranda.

Flávia Régia explica que a testagem é uma importante ferramenta no combate à pandemia, já que, a partir dela, é possível conter a disseminação do vírus. “Ao constatar que um indivíduo testou positivo, ele é isolado e acompanhado. Assim, quebramos a cadeia de transmissão, evitamos internações e a evolução da doença para casos graves e mesmo óbitos”, detalha.

Números

Na última sexta-feira (19.02), aconteceu a primeira Testagem Ampliada, na Praça Criativa do Jardim das Oliveiras. Na ocasião, foram realizados 447 testes. O resultado apontou 401 casos negativos. Os casos positivos da doença somaram 46, o que corresponde a mais de 10% do total. “É um número significativo, por isso estamos trabalhando com novas testagens para tentar frear a contaminação”, detalha Flávia Régia, adiantando que a expectativa é de que sejam testados nessa sexta-feira (26.02) entre 600 e 800 pessoas.