A conferência acontecerá no dia 12 de abril, às 8h, tendo como objetivo propor diretrizes para a formulação da Política Municipal de Saúde Mental e o fortalecimento dos programas e ações na área.

A 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental é uma realização da Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com o Conselho Municipal de Saúde de Senador Canedo (CMS/SC-GO). O evento tem como público-alvo: trabalhadores, usuários, gestores e prestadores de serviços do SUS do município.

O tema central será “A Política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS.“

Serão quatro eixos temáticos: Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade e Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

Estes tópicos foram temas das pré-conferências que aconteceram durante o mês de março e a população que participou das ações aprovou e recomendou os debates das conferências. Como no caso de Cláudia Aparecida do Carmo, paciente do Centro de Atenção Psicossocial do Jardim das Oliveiras, “Olha, eu participei da conferência e foi muito bom, pois além de levar informação ainda pudemos discutir os que estava sendo passado. Com isso vamos poder construir políticas que realmente importam” afirma Cláudia.

Segundo o Presidente do CMS/ SC-GO, Reginaldo Pereira dos Anjos, a Conferência é o ponto alto da democracia no SUS, onde se analisam as necessidades locais relacionadas à política de saúde mental. “É na Conferência que construímos proposições para se avançar na implementação, a consolidação e organização dos serviços desta política, em consonância com os princípios e diretrizes do SUS e da Atenção Psicossocial baseada nos princípios da Reforma Psiquiátrica”, acrescenta o presidente.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Ludmyla Maranha, a Conferência Municipal de Saúde Mental contribui substantivamente para uma política municipal de saúde mental, pois com o evento poderá ser discutido diretrizes na luta contra o álcool e outras drogas. Além disso, poderá ser direcionado às políticas públicas em todas as esferas, em um sistema descentralizado e integrado de saúde.

Para participar é fácil, basta se inscrever através do link:

Cli1ª Conferência Municipal de Saúde Mental – Senador Canedo (google.com)

Texto por Carlos Willton
Fotos por Vitória Carvalho

Prefeitura de Senador Canedo

A cidade avança. Sua vida melhora.