A data escolhida celebra em um único evento o Dia Mundial dos Animais (04/10), o Dia das Crianças (12/10) e Dia do Educador Ambiental (15/10). As atividades envolvem ações que buscam a preservação ambiental, a proteção animal e a preparação das crianças para um futuro mais consciente.

A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), promove neste domingo (16), das 08h às 13h, na praça Recreativa do Jardim das Oliveiras o “DIA P – preservar, proteger e preparar”. O evento entra na agenda de grandes eventos da AMMA com intuito de levar à sociedade os serviços realizados na Agência Ambiental e as parcerias que auxiliam esse trabalho, durante a ação, os stands serão divididos pelos seus respectivos temas.

No dia, os canedenses contarão com exposição da coleção de animais taxidermizados com interação virtual por meio de QRcodes que mostram curiosidades sobre o ambiente, alimentação e hábitos desses animais, também haverá dinâmicas e jogos educativos como caça palavras, jogo da memória, boliche ambiental e muitas atividades que conscientizam e preparam as crianças. A diretora de gestão e proteção ambiental, Bruna Thaynara destaca que o destino do planeta está nas mãos delas, por isso é importante que, desde pequenas, elas aprendam a racionalizar os recursos e a contribuir com seu grãozinho de areia na luta da preservação ambiental. “Nosso grande objetivo é preparar essa geração para um futuro mais consciente”, enfatiza.

O “Dia P” também terá uma edição especial do PET STOP, ação que já é executada pela AMMA e foi realizada em outros locais nos meses de maio e agosto de 2022. Com serviços inéditos como vermifugação, orientação veterinária gratuita e administração de imunizantes para carrapato e pulga, o PET STOP também reforça a vacinação antirrábica em parceria com o Centro de Zoonoses de Senador Canedo, além disso o stand terá distribuição de brindes para pets, amostras de ração e animais disponíveis para adoção responsável. A médica veterinária Isabella Lauria, chefe de bem-estar animal diz que oferecer aos tutores serviços como esse estimulam os cuidados com os pets e reforçam a guarda responsável. “Sabemos que os animais em situação de rua só chegaram nessa situação pela negligência, queremos que a sociedade se preocupe com os animais que já possuem e não abandonem jamais, assim vamos combatendo esse ciclo de crueldade. Além disso estamos avançando em outros programas sociais que visam a castração como forma de diminuir doenças e crias indesejáveis”, explica.

Nessa edição, também acontecerá um bazar beneficente de responsabilidade de grupos de proteção do Município, onde toda a renda é revertida para resgates e castração de animais em situação de rua. A protetora Ana Paula Marques, da ONG Miau Castração Solidária salienta que todos somos responsáveis pela conscientização sobre maus-tratos e abandono de animais. “O Município precisa de políticas públicas efetivas nessa causa e eventos que estimulam os tutores a cuidar dos seus animais ajudam a combater o abandono, vemos um grande interesse na gestão em conscientizar a posse responsável, sabemos que é um trabalho longo, mas já estamos no caminho”, afirma.

Para o prefeito Fernando Pellozo, o evento só fortalece o compromisso da gestão com os assuntos ambientais. “Para que uma cidade avance com sustentabilidade, ela precisa estar caminhando junto com meio ambiente e bem estar animal, por isso é tão importante para Senador Canedo, que a prefeitura trabalhe ações de conscientização e preservação para garantir um futuro mais consciente e sustentável para todos”, disse.

Pela primeira vez em Senador Canedo, o grupo C.U.R.A.A (Centro Universal de Referência em Assistência Animal) vem com o objetivo de tratar as diferenças e suas dificuldades usando à terapia holística agregada à terapia assistida por animais e o cão como ferramenta única de inclusão. Elaine Bezerra, terapeuta holística reforça: “Esse tipo de tratamento vem transformando realidades de quem se aproxima tanto para tratamentos terapêuticos contínuos ou nas visitas em hospitais, abrigos e outros lugares onde se precisa de alegria e descontração os cães estão aptos a trabalharem.” O C.U.R.A.A já tem três cães entregues para famílias de autistas e também já está com atendimentos a preços sociais na sede do grupo de apoio a pais de autistas (Naia) no parque Areião em Goiânia.

Para quem precisa tirar dúvidas de consumo, especialmente na área pet, o PROCON de Senador Canedo estará disponível em um plantão de dúvidas, “O consumo de bens e serviços relacionados aos bichinhos de estimação tem aumentado cada vez mais, com isto, vem a necessidade de que o consumidor tenha ciência de seus direitos e deveres na hora de adquirir um produto, ou mesmo contratar um serviço para o seu pet! Consumidor bem informado, compra consciente”, informou Marcus Fellipe, Superintendente do Procon.
Para quem desejar, a AMMA também disponibilizará a distribuição de mudas frutíferas como goiaba, acerola, caju, pitanga e amora com orientação sobre plantio e os demais serviços da Agência.

“Seguindo com o objetivo de oferecer para população serviços que nunca tinham sido oferecidos antes, a AMMA continua cumprindo seu papel para que a preservação ambiental e proteção animal sejam cada vez mais fortalecidas na nossa cidade. Nossa equipe é comprometida com o serviço público e a expectativa é que seja mais um evento de sucesso, nas últimas ações atingimos mais de 300 pessoas e animais, queremos que esse número cresça e a população fique satisfeita”, garante Paulo Roberto, Presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente de Senador Canedo.

Programação e atividades

Exposição de animais taxidermizados (QRcode interativo);
Palestras Ambientais sobre preservação ambiental;
Dinâmicas educacionais: jogo da memória ambiental, boliche reciclado, caça palavras ambiental;
Distribuição de mudas frutíferas (goiaba, acerola, caju, pitanga, amora);
Vacinação Antirrábica para cães e gatos a partir de 3 meses (Secretaria Municipal de Saúde);
Vermifugação para cães e gatos adultos e carrapacitida conforme disponibilidade;
Orientação veterinária gratuita (Clinica Vida Animal – Senador Canedo);
Apresentação de animais terapeutas que visitam abrigos e hospitais (Grupo C.U.R.A.A);
Exposição de produtos pet e brindes (Grupo DNA Pets/Guabi Natural);
Procon Pet com plantão de dúvidas aos consumidores;
Bazar beneficente (Grupo Miau Castração Solidária e Nossos Aumigos);
Animais disponíveis para adoção responsável.

Compartilhar notícia: