O município lançou o Formulário de Autodeclaração para Diagnóstico Social voltado especificamente para a população trans.

No dia 29 de janeiro de cada ano é comemorado no Brasil o Dia Internacional da Visibilidade Trans, que nasceu com o propósito de destacar o valor da vida de forma aberta, sem qualquer tipo de preconceito, também sem deixar de reconhecer a forte luta que as pessoas trans têm conduzido, que têm sido pioneiras e pioneiros desta luta.

Trans é uma pessoa cuja identidade de gênero não corresponde à que foi designada no nascimento e que transita para outra. Pessoas trans podem adaptar seu gênero para masculino ou feminino, ou não. Reconhecer a realidade trans implica reconhecer que, por um lado, existem estereótipos construídos a partir de um sistema patriarcal sobre o que é masculino e feminino.

É importante entender que ser trans é mais uma manifestação da diversidade da natureza humana. As pessoas trans formam uma parte essencial das comunidades e culturas, inclusive em Senador Canedo, onde muitas pessoas trans estão inseridas no mercado de trabalho e até mesmo em posições de destaque em diversos setores empregatícios públicos e privados.

No entanto, hoje muitas pessoas trans sofrem com hostilidade, discriminação e violações intermináveis ​​de seus direitos humanos. Viver uma vida abertamente, mostrar sua identidade, é algo que a maioria das pessoas dá como certo, mas no caso de pessoas trans pode ser muito perigoso, pois nem toda a sociedade está informada sobre o assunto e a única coisa que conseguem fazer é violar os direitos das pessoas trans.

Ações em Senador Canedo

Em celebração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado em 29 de janeiro, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania por meio da Gerência da Diversidade da Diretoria de Políticas Afirmativas de Direitos da Cidadania lança o Formulário de Autodeclaração para Diagnóstico Social voltado especificamente para a população trans de Senador Canedo.

O presente formulário tem por objetivo levantar informações socioeconômicas a fim de auxiliar na elaboração de políticas públicas e promover a cidadania desse segmento. Para acessar o formulário, basta solicitar nos canais de comunicação da Diretoria através do whatsapp (62) 99288-1077 ou por e-mail: [email protected]

O que é reivindicado no Dia da Visibilidade Trans?

No centro de toda a comunidade trans está a vontade de facilitar os procedimentos legislativos para mudança de gênero. Por outro lado, e não menos importante, a transfobia latente nas esferas educacional, de saúde e trabalhista também exige que neste dia também seja necessária a implementação de medidas que equalizem os direitos das pessoas trans nesses setores.

Lembremos que a diversidade é uma das características intrínsecas do ser humano e o que nos torna verdadeiramente ricos como sociedade . Ainda há um longo caminho a percorrer, mas temos certeza de que, com diligência e determinação, avançaremos e melhoraremos como sociedade.

Prefeitura de Senador Canedo

A cidade avança. Sua vida melhora.