Cães e gatos com idade acima de 3 meses, animais gestantes e puérperas podem ser vacinados.

Em apenas 16 dias, a Prefeitura de Senador Canedo já vacinou quase 1.500 animais na Campanha de Vacinação Antirrábica. O trabalho é feito de forma itinerante, para evitar aglomeração e atender a determinação do Ministério da Saúde. Toda semana o trailer de Imunização do Centro de Zoonoses de Senador Canedo se instala em um bairro do município para atender a população da região, com isso os donos dos animais não precisam percorrer grandes distâncias para imunizar os bichinhos.

Essa nova etapa será realizada até o dia 14 de maio, das 9h às 16h no estacionamento da Praça da Matriz, Jardim Todos os Santos. Desde o início da campanha, no dia 26 de abril, a equipe já percorreu dois bairros. A primeira fase foi na Praça Criativa do Conjunto Uirapiru. Por lá, 836 animais foram vacinados. Na segunda fase, realizada na UBS Morada do Morro, 587 doses foram aplicadas.

De acordo como o gerente do Centro de Zoonoses, o veterinário Murilo Gebrim, a equipe pretende aumentar ainda mais esse número nos próximos pontos. “Expandir a quantidade de animais imunizados é muito importante, pois é a única forma de prevenção contra essa doença que não tem cura e leva a morte. Por isso a colaboração de todos é tão importante. Levar seu animal é um gesto de amor”, afirma Murilo.

O veterinário explica ainda que a vacinação itinerante é uma forma de levar o atendimento a diversas regiões. Ele explica que no próximo semestre a campanha será ampliada também para zona rural, cumprindo o ciclo de imunização adotado no ano anterior, uma vez que é preciso esperar um ano para receber a vacina novamente. “Com a pandemia da Covid-19 foi preconizado pelo Ministério da Saúde novas regras na vacinação. Dessa forma não é mais possível realizar o “dia D” aos finais de semana, para evitar aglomeração. Então o trailer ajuda a campanha chegar até a população”, conclui.

Pra evitar a disseminação da Covid-19, os responsáveis pelos animais deverão utilizar máscara e se atentar ao distanciamento social durante a permanência no posto. Cães bravios e/ou mordedores devem utilizar focinheira. Além disso, de acordo com o Ministério da Saúde, não é mais permitido que o responsável leve doses para serem aplicadas em casa.

Serviço

A Campanha de Vacinação Antirrábica vai acontecer até o final do segundo semestre de 2021, em pontos estratégicos de todo o município.
Próximas etapas:
10 a 14 de maio – Praça Matriz, Jardim todos os Santos
17 a 21 de maio – UBS Jardim Flamboyant
24 a 28 de maio – UBS Vila São Sebastião
Prefeitura de Senador Canedo
A cidade avança. Sua vida melhora.