O plano de contingência contra a doença já está a todo vapor e conta com o apoio de diversas entidades municipais.

Durante o período de chuvas é comum as epidemias de dengue, em razão das condições ambientais serem mais propícias ao desenvolvimento dos ovos do mosquito Aedes Aegypti. Por este motivo a Prefeitura de Senador Canedo, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está promovendo ações para prevenir a proliferação do inseto.

Com a ajuda do Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, as visitas às residências têm se intensificado nas regiões que costumam apresentar altos índices nos casos de dengue como na Vila Galvão e no Jardim das Oliveiras, onde foram visitadas mais de 4.000 residências, nas últimas duas semanas.

Além das ações de busca ativa nas residências e orientação da população, a secretaria de saúde conta com o apoio de diversas entidades municipais para realizar a contenção da doença e combater a multiplicação do mosquito transmissor. O prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo, afirma que a gestão está comprometida com o cuidado da população e para isso a melhor forma é a prevenção.

“Ativamos o Comitê Emergencial de Combate à Dengue, pois precisamos unir toda a gestão em prol da população. E com a prevenção conseguimos controlar a epidemia antes dos casos se multiplicarem no município. Essa é mais uma ação efetiva que traz a nossa preocupação com os canedenses.”, afirma o prefeito.

Com o avanço da doença, o trabalho em conjunto entre a prefeitura e a população é imprescindível. Edvania Costa, moradora do bairro Castro, conta que já teve dengue e desde então sempre está de olho no quintal e as visitas dos agentes são importantes para orientar e alertar sobre os cuidados que devem ser tomados.

Texto por Carlos Willton
Fotos por Vitória Carvalho