Durante a primeira etapa a Secretaria Municipal de Saúde vai atender o público de trabalhadores da saúde e Idosos de 60 anos ou mais.

A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção e para que todos possam se proteger. A Prefeitura de Senador Canedo, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está iniciando hoje (04), a Campanha de Vacinação Contra a Influenza e o Sarampo. A ação desta primeira etapa vai até o dia 30 de abril.

Primeiro a campanha será direcionada ao público de trabalhadores da saúde e também idosos de 60 anos ou mais. Segundo a coordenadora de imunização da SMS, Maria Rivonete Lino, o objetivo é que nesta primeira etapa o público seja atingido por completo. “Segundo a estimativa estadual, Senador Canedo conta com 3.516 trabalhadores da saúde e 9.550 idosos com mais de 60 anos. Esperamos ultrapassar essa estimativa e vacinar todos as pessoas que fazem parte deste público.” Afirma Rivonete.

A influenza é um tipo de gripe causada por infecções virais dos pulmões e das vias aéreas. Ela é provocada por um dos vírus da gripe e traz como os principais sintomas: febre, coriza, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, dores musculares e uma sensação de indisposição geral.

Para a população essa ação é muito importante, uma vez que o mutirão disponibiliza o medicamento gratuitamente. Maria das Graças, moradora do bairro Monte Cristo, afirma que ela é sempre uma das primeiras e ir tomar a vacina, pois a prevenção é sempre o melhor caminho. “A gente tem cuidar da saúde, né?! Pois se a gente não cuidar, quem vai? Por isso eu já venho logo cedo para ser uma das primeiras”, relata a moradora.

Para que a população possa se vacinar, basta se dirigir as unidades de saúde com a posse dos documentos pessoais, cartão de vacina e, nos casos de trabalhadores da saúde, comprovante de vínculo. Após este primeiro período, entram no cronograma de vacinação os seguintes grupos: trabalhadores da educação, gestantes e puérperas, pessoas com comorbidades, entre outros.

Atendimento: Unidades Básicas de Saúde

Texto por Carlos Willton
Fotografia põe Vitória Carvalho

Prefeitura de Senador Canedo

A cidade avança. Sua vida melhora.