Neste domingo, 19, a prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMASC), celebrou a cultura negra, comemoração que faz alusão ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A iniciativa marca o segundo ano da celebração, para abrir o diálogo sobre a igualdade social.

A programação, parte de uma série de ações ao longo do mês de novembro, visa colocar em pauta a discussão sobre o racismo estrutural. Estão sendo realizadas palestras nas escolas que abordaram temas como o programa “Goiás Sem Racismo” e a exaltação da beleza afro. Além disso, a SEMASC intensificou as ações direcionadas ao público-alvo que temespecíficos nos programas da pasta.

O evento deste último domingo contou com apresentações culturais vibrantes e a presença de representantes da matriz africana e da sociedade civil. A iniciativa não apenas celebrar a rica herança cultural afro-brasileira, mas também ressalta a importância de unir esforços contra a violência dirigida às mulheres.

A celebração marcou, também, o início dos 21 dias de ações voltadas ao combate da violência contra a mulher, reforçando a igualdade entre os gêneros. Ao unir as vozes em celebração à cultura negra e simultaneamente iniciar uma campanha focada na proteção das mulheres, a cidade demonstra sua determinação em construir uma sociedade mais justa e igualitária. As próximas semanas serão marcadas por atividades, conscientização e mobilização, buscando criar um ambiente seguro e respeitoso para todas as mulheres.

Texto – Carlos Wilton
Fotos – Vitória Carvalho