Uma das expectativas da campanha é provocar uma reflexão, fazendo com que as pessoas adotem novos comportamentos, valorizando a vida e reduzindo o elevado número de acidentes de trânsito hoje no Brasil.

A Superintendência Municipal de Trânsito de Senador Canedo (SMT) deu pontapé inicial nesta segunda-feira (19), na Semana Nacional de Trânsito, que se estenderá até domingo (25), com várias ações de conscientização aos motoristas.

Para este ano, o tema foi “Excesso de Velocidade”, trazendo a mensagem: limite sua velocidade, limite seus danos. A campanha visa alertar os motoristas com ações acerca desse tema tão importante para a segurança de todos.

Além de lutar por um trânsito seguro, acredita-se no poder da multiplicação da mensagem através das atividades que ocorrerão ao longo da semana, pois a ideia é trazer questões e reflexões sobre comportamentos, além da importância do senso de coletividade no tráfego.

“A Semana Nacional de Trânsito se integra a outras campanhas e ações que já vem sendo realizadas ao longo do ano, como o maio amarelo, na busca por um trânsito mais seguro. Por isso, o tema escolhido foi “Excesso de Velocidade”. Sabemos que os maiores índices de acidentes no trânsito decorre do excesso de velocidade nas vias, sobretudo no que tange aos motociclistas, em especial o público jovem, entre 18 a 25 anos, na maior parte desses acidentes com vítimas fatais. Desse modo, a intenção é alertar os motoristas da importância de respeitar a velocidade permitida nas vias, assim como as sinalizações, ou seja, para que eles compartilhem as vias públicas de forma responsável”, contou o Gerente para Educação no Trânsito, Pedro Santos.

Para ele, outro ponto muito importante é levar educação para o trânsito às nossas crianças. ”Temos hoje o projeto SMT nas escolas com a lona pedagógica. Nela, simula-se um trânsito com as suas vias e sinalização, demonstrando às crianças o seu funcionamento. Acreditamos que, ao atingir crianças, Senador Canedo terá um trânsito mais consciente amanhã. À vista disso, vamos ministrar palestras em escolas, Cmeis e em instituições que manifestaram interesse, além das blitz educativas em pontos estratégicos pela cidade”, afirma.

Uma das expectativas da campanha da Semana Nacional de Trânsito de 2022 é provocar uma reflexão, fazer com que as pessoas adotem novos comportamentos, valorizando a vida e, desta maneira, seja exequível reduzir o elevado número de lesões e de mortes causadas pelos acidentes de trânsito diariamente no Brasil.

O tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que deve ser permeado por todas as campanhas de 2022 é “Juntos salvamos vidas”.

Texto por Rafael Rocha
Fotos por Andrea Neto