O trabalho será realizado pela parceria entre a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos e Secretaria de Assuntos Comunitários.

A Prefeitura Municipal de Senador Canedo, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos (Seinfra), juntamente com a Secretaria de Assuntos Comunitários (Semac), deu o ponta pé inicial no projeto “Seinfra em seu bairro”, uma espécie de “Mutirão de Limpeza” nos bairros da cidade, disponibilizando todos os serviços da Secretaria. O diferencial do projeto é justamente a execução dos serviços no mesmo dia, o que dá mais agilidade para atender o próximo bairro.

O Projeto reforça a integração no trabalho das Secretarias do município em benefício da população canedense. Uma equipe da Secretaria de Assuntos Comunitários visita o bairro um dia antes, para conversar com a população sobre as demandas do local e solicitar que os moradores coloquem os entulhos para fora, e em seguida as solicitações são repassadas para a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, encarregada de executar o serviço.

A secretária da Semac, Vanilda Cardoso, explicou como o serviço de coleta das demandas está sendo realizado. “Estamos indo até as lideranças comunitárias, nos reunindo com presidentes de bairros e ouvindo a população em geral para entender as demandas, as necessidades de cada setor. Depois fazemos um cronograma e a Seinfra vai até o local realizar os serviços de roçagem, remoção de entulhos, móveis velhos, etc. É importante ouvir os anseios da população, para a prefeitura atuar nos bairros e ter uma ação mais efetiva. Rapidamente nossa cidade vai ficar limpinha”, Diz.

“Hoje estamos atendendo o setor Castros, amanhã o Parque Alvorada. Essa semana os serviços vão se estender por toda Região do Jardim das Oliveiras. Nas próximas semanas vamos ter outro cronograma atendendo as demais regiões do município.” reforça a secretária.

Força tarefa

O Setor Castro, que fica na região do Oliveiras, recebeu o 1º “Seinfra em seu bairro”. A força tarefa envolveu as equipes que realizaram a limpeza de terrenos baldios e calçadas, retirada de lixo, manutenção na iluminação pública, poda de árvores, desentupimento da rede de esgoto, dentre outros serviços. Ao todo, 53 profissionais estão envolvidos diretamente na ação, com o apoio de 2 pás-carregadeiras, 8 caminhões caçamba truck, 2 caminhões abertos para galhadas, 2 tratores roçadeira, uma equipe de iluminação, além de 15 cortadores de grama costal.

A Secretária de Infraestrutura e Serviços Urbanos (Seinfra), Patrícia Rodrigues, ressaltou a importância da ação. “Reunimos os esforços para retirar uma grande quantidade de entulhos das ruas do bairro. Pedimos a conscientização da população para que evite descartar lixo em cima de fossas e hidrômetros, nós queremos um município onde a população tenha orgulho de dizer que mora em uma cidade limpa. Estamos aqui para trabalhar em prol da cidade.” Destacou.

Para o superintendente de limpeza urbana Ricardo Camargo, este foi apenas o começo de um grande plano de ação. “Vamos continuar atuando para que o trabalho executado possa chegar a toda população, e para isso precisamos da colaboração de todos. Zelar das nossas ruas, e da nossa cidade, afinal o que é público é de todos”. Disse

O “Seinfra em seu bairro” atenderá uma agenda semanal e será informado com antecedência pelas redes oficiais da prefeitura, para que a população organize todo tipo de lixo que esteja dentro do lote e na própria calçada. A intenção é fazer disso um hábito, assim como a coleta de lixo doméstico, que atende a população em dias e horários estabelecidos. Essa primeira semana terá o seguinte cronograma: segunda-feira, dia 15, no Setor Castro; terça-feira, dia 16, no Parque Alvorada; quarta-feira, dia 17, no Residencial Rio Araguaia; quinta-feira, dia 18, no Jardim Liberdade e sexta-feira, dia 19, no Jardim das Oliveiras I.