Saúde realiza testagem no Jardim das Oliveiras

A pandemia da Covid-19 exige cuidados diários e ações efetivas. Uma delas acontece na próxima sexta-feira (19.02), das 9h às 16h, na Praça Criativa do Jardim das Oliveiras. Trata-se da testagem ampliada – teste rápido de antígeno – que será realizado no sistema de drive-thru e também para pedestres. O objetivo da Secretaria de Saúde de Senador Canedo é detectar possíveis novos casos da doença em pessoas sintomáticas e assintomáticas.

A testagem será realizada com o uso de swab nasal, em pessoas a partir dos 12 anos de idade. Não é necessário agendamento, basta se encaminhar ao local em posse de documento pessoal com foto e comprovante de endereço de Senador Canedo, além de estar usando máscara facial.

Essa é a primeira ação do tipo no ano. A escolha do Jardim das Oliveiras se deve ao fato de o setor estar entre aqueles com mais notificações de casos de Covid-19. Na sexta-feira seguinte (26.02), o mesmo trabalho acontece na Praça Criativa da região Central, também das 9h às 16h.

Monitoramento

Monitorar a saúde da população e adotar medidas de caráter preventivo são fundamentais para o controle da crise sanitária. A testagem é parte desse processo e pode ser feita a qualquer dia, independente de ações agendadas pela Saúde. “O cidadão que estiver com alguma suspeita pode procurar as unidades de referência no município, o Hospital de Enfrentamento à Covid-19 ou o Pronto-Socorro do Parque Alvorada, e solicitar a testagem”, explica a diretora de Vigilância em Saúde, Flávia Régia Ribeiro de Miranda.