Com a novidade, o cidadão terá acesso rápido e fácil para realizar a atualização do Cartão SUS.

A produção e atualização do Cartão SUS no Vapt-Vupt voltou a funcionar na unidade. O serviço, que estava suspenso devido a capacitação da nova equipe, foi retomado na última terça-feira (20), e vai prestar auxílio a toda população de Senador Canedo, das 8h às 17h.

Os interessados devem se dirigir ao Vapt-Vupt com documento de identidade, CPF e comprovante de endereço. O Cartão Nacional de Saúde é um documento pessoal que identifica o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), reunindo suas informações pessoais e dados sobre procedimentos clínicos já realizados.

Todos os prontuários de pacientes ficam disponíveis na rede do sistema, desta forma, mesmo que o atendimento seja feito em outros estabelecimentos e até mesmo em outros Estados, o sistema é atualizado e é possível que o médico saiba o que já foi feito. Segundo o coordenador do E-SUS, Wellington Lemes Da Paixão, a integração do Sistema de Saúde é muito importante porque possibilita a emissão de um histórico confiável do paciente.

Para a população, a volta do serviço vai facilitar o acesso à saúde, uma vez que o atendimento vai estar mais próximo dos moradores. Vanessa Rodrigues, moradora do residencial Uirapuru, ressalta essa facilidade: “Antes, quando a gente tinha que fazer qualquer alteração no SUS a gente tinha que se deslocar até a secretaria de saúde, com a volta desse atendimento fica mais fácil, pois está perto da nossa casa”, conta.

Texto por Carlos Willton
Fotos por Xande Manso

Compartilhar notícia: