Garantir o abastecimento de água a todos os domicílios da cidade é o grande desafio enfrentado pela Agência de Saneamento de Senador Canedo (Sanesc). A atual gestão recebeu um sistema funcionando com cerca de 40% de sua capacidade e conquistou importantes avanços no primeiro mês da nova administração, com a regularização do abastecimento à população, em todas as regiões do município.

Os resultados positivos conquistados pela Sanesc são fruto de uma série de ações tomadas pela agência desde o início de janeiro. As equipes começaram os trabalhos avaliando equipamentos que compõem a rede de tratamento e distribuição de água.  Foi realizada a manutenção corretiva em oito bombas reservas que estavam danificadas e feitos reparos de motores, rotores, acoplamentos e rolamentos que estavam em operação. O abastecimento de diesel das bombas hidráulicas também foi regularizado, o que foi fundamental para melhoria da produção de água tratada.

Junto à reparação dos equipamentos, a Sanesc reativou sua frota de caminhões pipas, e reativou, também, poços artesianos nos Residenciais: Paraíso, Flor do Ipê, Nova Goiânia e Jardim Liberdade, estruturação necessária para auxiliar na distribuição de água em diferentes regiões da cidade.

Manutenções também foram feitas na parte elétrica dos painéis das Estações de Tratamento de Água e da rede de captação, além da reativação dos motores dos flocuradores hidráulicos da ETA Lúcio rosa, localizada na Região Central de Senador Canedo.

As equipes da Sanesc trabalharam também para promover a interligação das adutoras das estruturas de captação do Lajinha 1 e 2, e trocar a bomba de sucção do Lajinha 2. A reativação do projeto Produtor de Água e do programa de reabilitação da Bacia Hidrográfica do Bonsucesso foram outras ações necessárias para o acompanhamento da demanda diária de consumo de água.

Ações contínuas

Os investimentos aumentaram a capacidade de produção de água tratada e a sua distribuição para todas regiões de Senador Canedo. A Sanesc produz, por hora, mais de 1 milhão de litros de água na Estação de Tratamento de Água Lúcio Rosa; 50 mil/m³ na ETA Dois Irmãos; 200 mil/m³ na Emgopa e 100/m³ na MiniEta, na Região do Jardim das Oliveiras. O trabalho constante será reforçado nos próximos meses, para evitar a falta de água no período de estiagem e garantir o abastecimento em todo o município.

Compartilhar notícia: