Os primeiros equipamentos do munícipio que mapearão dados da quantidade de chuva, foram instalados em duas escolas e são usados também em propostas pedagógicas.

Os pluviômetros foram doados para Defesa Municipal de Senador Canedo pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO). Os equipamentos medem o índice de precipitação de chuvas. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), as estruturas foram instaladas em duas instituições de ensino, Escola Municipal Abdon Ferreira de Carvalho e Escola Municipal Clarinda Rodrigues de Melo.

Com os equipamentos, dezenas de propostas pedagógicas estão sendo organizadas para os alunos. O objetivo principal é a conscientização sobre a realidade de um fenômeno natural que pode mudar a realidade no cotidiano, como as inundações ou mesmo a falta de chuva. O trabalho será feito pela Defesa Civil, em conjunto com a gestão da escola e coordenação, envolvendo professores de diferentes abordagens curriculares.

Dados Oficiais

Os dados obtidos serão catalogados no CIMEHGO como oficiais das precipitações de chuvas em Senador Canedo, contribuindo para a elaboração de planos de prevenção de desastres, fazendo que a cidade faça parte do rol de municípios que têm índices oficiais de precipitações de chuvas.
Os equipamentos permitem ter o índice de precipitação volumétrica, com registros diários. Que possibilita análises, estimativas, e principalmente alertar a população de riscos de inundações, de forma antecipada, evitando tragédias.

Aprendizado na prática

Os estudantes do 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Clarinda Rodrigues participaram das atividades com entusiasmo. A professora Patrícia Rodrigues explica que inicialmente apresentou sobre a estrutura do pluviômetro, seu funcionamento e utilidade. O equipamento instalado no pátio da escola ganhou exposição de desenhos feitos pelas crianças.

Numa visita feita por técnicos da Defesa Civil, os pequenos demonstraram interesse, e já tem em falas a importância de se aprender sobre chuvas, e ter um aparelho que meça as precipitações. Como destaca a aluna Jackeline Alves, de 10 anos, do 4 º ano do Ensino Fundamental. “É possível avisar as pessoas, evitar acidentes, informar sobre alagamentos, isso é muito importante”, comentou.

Texto por Marcela Aires
Fotos por Xande Manso