Ao longo do evento, realizado no Parque Ambiental Boa Vista, 185 animais foram vacinados contra a raiva e 14 cães ganharam um novo lar.

Durante a tarde do último domingo (20), quem passou pelo Parque Ambiental Boa Vista, localizado na Região Central de Senador Canedo, pôde adotar um pet e proteger seu cão ou gato contra a raiva, na Primeira Feira de Adoção de Animais de 2021.

O evento, realizado pela Diretoria de Bem-estar Animal da Agência Municipal de Meio Ambiente de Senador Canedo (AMMA) em parceria com o Centro de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, imunizou 185 animais (18 gatos e 167 cães) contra a raiva e 14 cães conseguiram uma nova casa.

O Prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo, participou da feira ao lado do Presidente da AMMA, Adriano Barcelos e do Diretor de Bem-estar Animal, Vinicius Pires. “Nossa primeira feira de adoção foi um sucesso. Todos os cães foram adotados e a prefeitura continuará trabalhando pelo bem-estar dos animais”, destacou.

Nas duas primeiras horas do evento, todos os 14 cães disponíveis, 11 adultos e 3 filhotes, foram adotados. Esses animais foram resgatados pela Dona Iraci Penha Ortiz, dona de um abrigo independente no município. “Graças a Deus tive o apoio da Prefeitura, agradeço todos órgãos envolvidos pelo empenho em realizar a feira”, disse a protetora.

Iraci cuida de cerca de 50 animais em seu abrigo. Durante a feira, se emocionou ao ver os cães, que segundo ela, são tratados como filhos, sendo adotados. “A prioridade na minha vida são eles (os animais). Todo cachorro que vejo eu resgato, cuido, depois busco parcerias para castrar, vacinar e vermifugar. Eu choro quando vejo indo embora, mas sei que faz parte do meu trabalho”, explica dona Iraci.

O mecânico Carlos Eduardo Viana, de 22 anos, foi um dos visitantes que passou pelo parque. Ele aproveitou e levou um novo amigo para o seu filho, um cachorrinho de pequeno porte, batizado lá mesmo com o nome de Moleque.

“Na minha casa, cresci brincando com cachorro e a gente sempre adotou, aprendi com minha mãe. Dessa vez, esse é meu, eu que escolhi. E quando fiquei sabendo que ele gosta de criança, escolhi na hora, tenho um filho pequeno que vai ficar muito feliz”, conta Carlos.

O diretor de Bem-estar animal da AMMA de Senador Canedo, Vinicius Pires, destacou a felicidade pelo sucesso do evento e pela adesão do público. “Já estamos organizando a segunda edição. Agradeço a participação da população, dos comerciantes e dos órgãos públicos. Todos envolvidos foram muito importantes para o sucesso do evento”, afirmou Vinicius.

E para a primeira refeição na casa nova, pacotes de ração foram distribuídos para as famílias que participaram da feira. Os quase 150 kg de ração foram doados pelas empresas Vida Animal, Agro Santos e Mimo’s Pet.

Adoção

Os animais disponíveis para adoção são saudáveis, receberam vacina contra raiva e foram vermifugados. Os cães adultos são castrados. Todos candidatos a adoção precisaram preencher uma fixa, com dados pessoais e endereço.

Durante o período de experiência, os animais serão acompanhados pela equipe, com visita as residências. Após essa fase, o pet é considerado adotado, sem a possibilidade de ser devolvido.

O Mecânico Carlos Eduardo Viana, acompanhado por seu irmão, participaram da feira e adotaram um cãozinho, apelidado de Moleque.

Prefeitura de Senador Canedo

A cidade avança. Sua vida melhora.