Prefeitura vai garantir atendimento a pacientes durante reforma da maternidade municipal

Durante entrevista coletiva, diretor clínico da Secretaria de Saúde de Senador Canedo garantiu que, mesmo durante a reforma, o atendimento não será prejudicado.

Há anos sem manutenção preventiva e sem uma reforma completa desde sua inauguração em 2010, a Maternidade Municipal Aristina Cândida, que atende mulheres de Senador Canedo e de municípios vizinhos, vai passar por uma reforma completa nos próximos meses. De acordo com a Prefeitura, as obras vão melhorar o serviço oferecido na unidade, garantindo segurança e conforto às mães durante os atendimentos. Atualmente, a unidade sofre com problemas estruturais, que colocam pacientes e funcionários em risco.

Por mês são realizados cerca de 150 partos e mais de 2 mil atendimentos eletivos e de urgência, na Unidade. Segundo o diretor clínico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o médico Elter Borges, nenhum atendimento ficará prejudicado. “Vamos garantir o atendimento e os demais procedimentos ofertados na maternidade, mesmo durante a reforma”, frisou.

Durante entrevista coletiva nesta quinta-feira (15), Elter Borges explicou que as obras vão iniciar ainda neste semestre. O médico garantiu que a reforma começa após o remanejamento do atendimento, garantindo assistência a todas as grávidas do Município. “O laudo técnico já foi realizado pela equipe de engenharia da prefeitura, com os problemas apontados seria imprudente manter a unidade sem os reparos necessários”, disse.

Elter lembrou de um caso em que uma gestante precisou ser transferida do centro cirúrgico, momentos antes do parto, por conta da água da chuva que descia pela iluminação do teto. “Para se ter uma ideia, tivemos que interromper uma cirurgia, pois durante um dia chuvoso a água descia pela luminária do teto do centro cirúrgico”, salienta o diretor

O diretor clínico explicou, ainda, que as equipes da SMS já estão com negociação avançadas com outras unidades e estruturando a logística para o atendimento. “Vamos manter o compromisso com a população, por isso estamos fazendo de forma planejada, assim as pacientes terão transporte e toda assistência necessária”, ressalta Elter.

Condições da maternidade

A maternidade, localizada no Jardim de Todos os Santos, Região Central, foi inaugurada em 2010. Há pelo menos quatro anos a unidade não passava por nenhum tipo de manutenção preventiva, provocando problemas nas estruturas.

A unidade vai passar por diversas adequações e reparos. Rachaduras, fiação exposta, infiltração e móveis danificados foram algumas das falhas contatadas no laudo apresentado pela equipe de engenharia da prefeitura.

As falhas constatadas no laudo técnico podem colocar em risco a segurança de pacientes e funcionários se medidas preventivas não forem tomadas. Por esse motivo, a gestão atual decidiu iniciar o quanto antes a reforma da Unidade.

 

Prefeitura de Senador Canedo

A cidade avança. Sua vida melhora.