Programa foi lançado nesta segunda, 27, pelo prefeito Fernando Pellozo, e vai beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade e portadores de doenças graves

O prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo, lançou o programa Tarifa Social de Água nesta segunda-feira (27). A iniciativa vai beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade, garantindo desconto no valor da conta de água com base no consumo da residência. A medida vale ainda para portadores de doenças graves, que sejam titulares de contas da Sanesc.

A moradora Nivalda Maria, do setor Monte Azul, comemorou a iniciativa.
“É uma iniciativa muito bem-vinda e que vai ajudar muita gente. É um dinheirinho a mais que vai sobrar no fim do mês, para ser usado no mercado ou no lazer, por exemplo”.

Para ter direito à tarifa social, instituída pela Lei 2.471/2021, o titular da conta de água deve ser inscrito no Cadastro Único do Governo Federal e ter renda de até meio salário mínimo por pessoa da sua residência. Satisfeitos estes critérios, basta solicitar o benefício na Agência de Saneamento de Senador Canedo (Sanesc), de posse dos documentos pessoais e da fatura de água.

“Este é um importante passo para cuidar ainda mais da nossa gente. Famílias de baixa renda poderão ter até 50% do valor da conta de água abatido. É a prefeitura investindo não só na rede de saneamento, mas também no aspecto social”, afirmou o prefeito Fernando Pellozo, durante o lançamento do programa.

O presidente da Sanesc, Cainã Teodoro, esclareceu como vai funcionar o desconto:
“Quanto menor o consumo da casa, maior o desconto. Para parcelas de consumo de até 10 metros cúbicos de água por mês, o desconto será de 50%, metade do valor da conta de água. Consumos de 10 até 20 metros cúbicos de água por mês terão desconto de 30%. De 20 até 30 metros cúbicos de água por mês, o desconto será de 20%. Residências com consumo maior que 30 metros cúbicos por mês não têm acesso ao benefício”, conclui.

Para saber quanto a residência consome de água por mês, basta procurar na fatura de água. Também têm direito ao benefício portadores de doenças graves discriminadas no art. 151 da Lei 8.213/91. Neste caso, além de documento pessoal e conta de água, a pessoa deverá apresentar laudo médico na Sanesc. Para se inscrever no Cadastro Único do Governo Federal, um dos requisitos para ter acesso ao benefício, o morador deve procurar uma das unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 62 3512-1456.

Vistoria – Antes de lançar o programa, o prefeito Fernando Pellozo visitou as instalações da Estação de Tratamento de Água Lúcio Rosa, a principal da cidade. Com a chegada das chuvas, o sistema de abastecimento vem se normalizando.

Texto – Victor Rodrigues
Fotos – Vitória Carvalho