Gestão municipal quer promover preservação e educação ambiental. Ação integrada entre Sanesc, Amma e Semecel também busca fortalecer trabalho com produtores rurais

A Prefeitura de Senador Canedo pretende investir em ações que promovam a sustentabilidade e a preservação ambiental no município. Nesse sentido, foi realizada, nesta quinta-feira (21), na sede administrativa da Agência de Saneamento de Senador Canedo (Sanesc), uma reunião para tratar da retomada do Programa Produtor de Águas e para debater o diagnóstico, estratégias de educação ambiental e o plano de ação para recuperação dos mananciais da cidade, com o uso sustentável e racional dos recursos hídricos.

Durante a reunião, o presidente da Sanesc, Cainã Teodoro, apresentou ao prefeito Fernando Pellozo, ao presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Adriano Barcelos, e ao secretário de Educação, Cultura, Esportes e Lazer (Semecel), Sidney Pires, um plano de trabalho em conjunto, entre as agências e a secretaria, com início das atividades ainda no primeiro semestre de 2021.

Na ocasião, o prefeito destacou a importância do trabalho integrado entre os órgãos da prefeitura para ampliar os resultados do projeto. “É um programa de fundamental importância para o município, do ponto de vista de preservação das nascentes. Estamos retomando agora, integrando a preservação com a conscientização, por isso, estão juntos aqui o secretário de Educação e o presidente da Amma”, afirmou.

O Programa Produtor de Águas é um modelo criado pela Agência Nacional de Águas (ANA), utilizando o sistema de pagamento por serviços ambientais (PSA). O intuito desse projeto é estimular os produtores a investirem na proteção das nascentes degradadas de suas propriedades, com apoio técnico e financeiro da prefeitura. Em Senador Canedo, os estudos contemplam as nascentes das bacias dos ribeirões Sozinha e Bonsucesso. Juntas, essas bacias possuem cerca de 150 nascentes que são utilizadas para a captação de água do município.

Sanesc Ambiental

O presidente da Sanesc anunciou a criação da Sanesc Ambiental, uma iniciativa para levar instruções aos produtores e proprietários rurais por meio da Amma. A iniciativa vai expandir o projeto para as escolas do município em parceria com a Semecel.

“A Sanesc ambiental está iniciando hoje nessa primeira reunião. Vamos proteger nossos mananciais, para aumentar o volume de água bruta. Esse projeto integra Amma e Semecel. Vamos levar as informações aos produtores, incentivar a proteção das nascentes. E, também, trazer as crianças para esse projeto, criando ações nas escolas da cidade. Nosso intuito é plantar agora para colher resultados prósperos no futuro”, ressaltou Cainã.

Nesse primeiro momento, serão realizados estudos técnicos para mapear as nascentes e entender as características da bacia hidrográfica. Após o diagnóstico dos mananciais e Áreas de Proteção Permanentes (APP), será criado um plano de trabalho em conjunto com os proprietários rurais. “Esse programa permite a participação dos órgãos da prefeitura junto com a comunidade. E, além de proteger o meio ambiente, fomenta a economia e o bem-estar de nosso município. A Sanesc está coordenando o projeto, e a Amma entra em parceria por meio de nossa equipe técnica. Já temos os principais levantamentos, estamos atualizando para retomar esse projeto o quanto antes”, explicou o presidente da Amma, Adriano Barcelos.