Instituição atende Educação Infantil, do berçário ao agrupamento II, onde são atendidas 260 crianças, com um quadro de 100 servidores.

A solenidade de entrega das obras do Centro Municipal de Educação Infantil Dom Fernando será na próxima segunda-feira(11), às 17h30 com a presença de autoridades, comunidade escolar e a presença da população em geral. O Cmei é um dos mais tradicionais da cidade, com 36 anos de existência, atendendo crianças de seis meses a três anos e onze meses.

A entrega da reforma do Cmei Dom Fernando marca um novo período na educação do munícipio, com instituições de ensino sendo reformadas, ganhando nova estrutura e condições necessárias para atendimento das crianças/alunos da rede municipal.

Para que isso fosse possível, em 2021 foi criado o Programa Reviva Educação, que garantiu o repasse de recursos financeiros diretamente para a gestão escolar, aporte necessário a ser utilizado para manutenção, auxílio na alimentação escolar, aquisição de material pedagógico, entre outros. Outra grande mudança foram as reformas estruturais, obras maiores licitadas que inicialmente contemplaram oito instituições municipais, que alcançaram todas as regiões.

No final do ano passado o Cmei Dom Fernando recebeu verbas para reforma, manutenção, pelo Programa Reviva Educação. Com esta verba foram realizadas melhorias, como manutenção na rede elétrica, troca das luminárias de lâmpadas fluorescentes tubulares por luminárias com lâmpada de led; troca do forro PVC em parte da instituição; manutenção das portas box dos banheiros; manutenção do telhado; revitalização do parquinho, construção da central de gás no exterior da cozinha; além de demais reparos estruturais. Verba que também foi utilizada para compra de brinquedos, materiais pedagógicos, equipamentos para lavanderia, aparelho de TV e ventiladores de parede para salas.

O Centro Municipal de Educação Infantil também foi contemplado com reforma geral, envolvendo pintura, recuperação de piso e revestimentos, cerâmica, entre outros, garantindo um espaço agradável, dinâmico e seguro para os servidores e alunos.

História

No ano de 1986 foi inaugurada na cidade de Senador Canedo – GO, a Casa do Menor Dom Fernando Gomes dos Santos, localizada na Avenida Dom Emanuel, com o objetivo de retirar os menores da rua, receber crianças cujos pais precisavam trabalhar e/ou estavam desempregados, visando contribuir para a dignidade da criança, com orientações morais, civis e profissionais, a instituição era mantida pela Igreja Católica, com apoio da Arquidiocese de Goiânia, na pessoa do então Bispo Dom Fernando Gomes dos Santos.

A mentora da criação da creche foi irmã Marlene Benize, juntamente com a Irmã Felipa e alguns voluntários, Divina Acioli, Dona Irani, Senhora Maria do Carmo, Prof.ª Denis, Prof. Simão, Prof.ª Lucilene, entre outros.
O Padre Salvador Filia, então vigário, buscou parceria com projetos sociais de países como Alemanha e Itália, e também da cidade de Goiânia. Com o passar dos anos esses países não puderam mais oferecer apoio, os funcionários se afastaram do compromisso e a igreja não pode manter a instituição, mesmo com as doações recebidas de alguns chacareiros, comerciantes e populares. Portanto, no ano 2000, a Prefeitura Municipal passou a arcar com os custos dos funcionários administrativos e parte da alimentação das crianças.

Como a instituição tinha caráter assistencialista, visando apenas o cuidar, não havia professores no quadro de servidores. Na época, o trabalho era realizado utilizando de recortes, atividades em grupo, jogos, brincadeiras, pinturas, colagens, recursos audiovisuais, apresentações culturais, entre outros. Para a comunidade adulta a Instituição oferecia cursos como bordados, pinturas, datilografia, entre outros.

Em 2001 a instituição passou a funcionar como Centro de Educação Infantil Dom Fernando Gomes, situado na Rua Dom Emanuel, nº 269 no centro de Senador Canedo, onde ainda está localizada tendo como atual gestora a professora Cláudia Tannús.

Texto por Marcela Aires
Foto por Vitória Carvalho

Prefeitura de Senador Canedo

A cidade avança. Sua vida melhora.

Compartilhar notícia: