Cinco capacetes respiratórios Elmo e 1000 máscara N95 foram doadas pelo MP-GO por meio de uma parceria público-privada

A Prefeitura de Senador Canedo recebeu a doação de cinco unidades de capacetes Elmo para auxiliar na terapia respiratória de pacientes acometidos pela Covid-19 e mil unidades de máscaras de proteção. O material foi entregue na segunda-feira, 26, no Ministério Público.

Após o recebimento, os capacetes foram destinados ao Pronto Socorro do Parque Alvorada. A unidade, que foi adaptada para receber pacientes com Covid-19, conta com 28 leitos, sendo 15 de semi UTI, equipados com ventiladores e monitores e, ainda, 13 leitos de enfermaria.

O prefeito Fernando Pellozo acompanhou a entrega dos equipamentos na unidade de saúde. “Agradecemos muito essa parceria do Ministério Público e a iniciativa privada, que sempre se prontificam e ajudam nossa população”, afirma o chefe do executivo municipal.

Os equipamentos são dispositivos de suporte Ventilatório não invasivo (VNI), capaz de manter uma pressão positiva e induzir o fluxo de ar para dentro do paciente. “Esses capacetes vão ser de suma importância para garantir a vida, a saúde das pessoas e, principalmente, que eles não agravam no seu quadro de Covid-19, evitando que precisem ser intubados”, explica a secretária de Saúde, Gercilene Branca.

De acordo com informações divulgada pela empresa Esmaltec, fabricante do capacete que foi desenvolvido no Estado do Ceará, o uso reduz em até 60% a necessidade de intubação e alivia consideravelmente o esforço do indivíduo ao respirar. Por ser capaz de manter um percentual de oxigênio nas vias aéreas (21% – 100%), proporciona a recuperação da função pulmonar aos pacientes com insuficiência respiratória.

Para a fisioterapeuta Bruna Beatriz Santos, responsável pela terapia cardiopulmonar no Pronto Socorro do Parque Alvorada, os equipamentos vão auxiliar no tratamento que já é realizado com máscaras de VNI convencional. “A quantidade de oxigênio enviada para máscara e para o capacete é a mesma. Mas o Elmo não causa desconforto ao paciente, pois é fixado no pescoço, evitando vazamentos e perca de pressão, sendo mais eficaz”, explica a profissional de saúde.

Bruna explica que a vedação no pescoço pelo colar hermético, permite gerar uma pressão positiva acima da pressão atmosférica, ao se aplicar oxigênio e ar comprido no interior do equipamento. Além disso, o capacete evita que gotículas do vírus se espalhe pelo ambiente, gerando mais segurança para os profissionais

Projeto Máscara para Todos

O programa que é articulado junto com o Ministério Público, Poder Judiciário, Universidade Federal de Goiás e empresas do setor privado, tem objetivo de proteger a população contra o novo Coronavírus. Essa parceria está distribuindo máscaras para população adulta e jovem de Senador Canedo.

A promotora de justiça Marta Moriya Loyola, titular da 2ª Promotoria de Senador Canedo, explica a importância de parcerias para o benefício da população canedense. “O Ministério Público juntamente com a prefeitura sempre mantem parcerias com os empresários do município. São empresas que se instalaram aqui e querem crescer junto com a cidade. Essas parcerias são importantes, ainda mais nesse momento de pandemia, onde o objetivo é salvar vidas”, afirma a promotora.

A Prefeitura também recebeu da empresa 1000 unidades da máscara do tipo N95/PPF2 por meio do projeto Máscara Para Todos. ”Essa é uma forma de retribuirmos a cidade o quanto somos gratos. Qualquer forma de ajuda é muito importante para nossa população”, conclui a Elaine Prado, diretora da empresa Entre Lagos, doadora do material.

Secretária de Saúde Gercilene Branca / Promotora de Justiça Marta Loyola / Elaine Prado Diretora da Empresa Entre Lagos.

Capacete Respiratório Elmo.

Prefeitura de Senador Canedo