“A mulher negra e sua maior vulnerabilidade às diversas formas de violências”, esse foi o tema do mini seminário promovido pela prefeitura de Senador Canedo por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), em celebração aos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra à mulher que, em conjunto com o 25 laranja, dia Internacional pela Eliminação da Violência contra à Mulher.

A campanha mundial 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, acontece a partir de 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra à Mulher e vai até 10 de dezembro, data em que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos, no qual tem como um de seus objetivos propor medidas de combate e enfrentamento à violência.

No Brasil, a campanha acontece entre os dias 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) e 10 de dezembro sendo chamada de 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra às Mulheres, dando ênfase a dupla vulnerabilidade da mulher negra. Ela visa conscientizar a população sobre os diferentes tipos de violência contra meninas e mulheres em todo o mundo e consiste em uma mobilização anual, envolvendo sociedade civil e poder público.

O evento aconteceu na Câmara Municipal de Senador Canedo e contou com a presença da secretária e primeira dama, Simone Assis que lembrou o quanto esses debates são importantes. “Toda conscientização vem de momentos como esse. Eu fico feliz em ver as conquistas que já tivemos, as vezes pensamos que é só vestir uma camiseta laranja, mas não é assim, tem muito a ser feito. Essa é uma preocupação dessa gestão, do prefeito Fernando Pellozo, de que a gente ouça as mulheres, garanta os direitos delas em Senador Canedo” disse.

“Só vamos ter espaço de poder no Brasil sendo eleitas. Aqui em Senador Canedo temos uma gestão que apoia o movimento. Ser mulher negra é enfrentar muito mais dificuldades em todas as áreas”, disse Carmelita Gomes, presidente do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial- COMPIR

A violência institucional contra a mulher negra foi o tema ministrado por Vânia Bandeira, gerente de Igualdade Racial. “A mulher negra não passa por esse racismo institucionalizado apenas no meio público. Se a gente está pra fazer política pública devemos fazer para todos. Mas quando a gente faz esses recortes para questões raciais é muito maior. Nós podemos combater o racismo, não sendo racista e apontando as demandas para os agentes políticos que estão dispostos a nos ouvir”, comentou.

PAUTAS SOCIAIS

Durante todo o mês de novembro, a Secretaria de Assistência Social, realizou diversas ações voltadas para a consciência negra, palestras nas escolas, seminários e uma feijoada em homenagem a personalidades negras do município.

Texto por Clarah Menezes
Fotos por Vitória Carvalho