Profissionais da saúde, que estão na linha de frente no combate à pandemia, encontraram na ginástica laboral uma saída para liberar a tensão do dia-a-dia.

Desde o início da pandemia do novo Coronavírus, em março de 2020, a rotina de trabalho nas unidades de saúde aumentou significativamente. Com isso, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos e demais profissionais da linha de frente, estão sujeitos à uma carga de estresse muito alta, enquanto se desdobram para salvar vidas. Foi pensando no bem-estar dos servidores, que a Secretaria Municipal de Saúde de Senador Canedo (SMS) iniciou o “projeto Res-pirando”, na UPA 24h, que promove ginástica laboral para as equipes durante as mudanças de turno.

A ação, que é realizada no estacionamento da Unidade, acontece todas as terças, quartas e quintas-feiras, em sessões de 10 a 20 minutos durante a troca de plantão em todos os turnos. “A ginástica tem muitos benefícios. Com ela vamos melhorar a condição física dos trabalhadores, aliviar o estresse e prevenir doenças ocupacionais”, explica a diretora da UPA, Flavia Mendes, que também participa das sessões.

Segundo a secretária de saúde, Fabiana Lopes, o projeto valoriza os profissionais no local de trabalho e ajuda a enfrentar os desafios diários. “Sabemos do ritmo de trabalho durante a pandemia e a ginástica laboral reduz a fadiga, melhora a musculatura e reduz a má postura. Isso faz com que o profissional se sinta melhor durante suas atividades e, é claro, com mais saúde também”, afirma.

A técnica de enfermagem, Hellen Oliveira, participa das sessões sempre antes de iniciar o seu plantão. Ela explica que está se sentindo melhor durante o trabalho. “A ginástica alivia a tensão e, durante o trabalho, percebi uma melhora na mobilidade, por exemplo, quando movimento uma paciente de um leito para o outro”, disse Hellen.

Para ela, a ginástica é um momento de alívio em meio à tensão do trabalho. “A nossa rotina após o início da pandemia ficou exaustiva. O fluxo de paciente tem aumentado muito. Agora temos um momento de descanso físico e mental pois, durante a atividade, a gente distrai, conversa, alivia todo o estresse do trabalho. Estou gostando muito de participar”, conclui a enfermeira.

Outra que não deixa de participar é a colega de Hellen, e também técnica de enfermagem, Samara Ribeiro Barbosa. “A rotina não está sendo muito fácil, e essa ação está sendo essencial, incentivando a nós, profissionais, a adotar hábitos mais saudáveis e praticar atividades físicas. Para se ter ideia, depois que comecei a participar, me sinto menos tensa para desenvolver os trabalhos diários”, explica Samara.