Semanamente, alunos do 9º ano da Escola Municipal Senador Canedo participam de encontros para discutir temáticas relacionadas às habilidades socioemocionais

A Prefeitura de Senador Canedo, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), tem investido no desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos estudantes da rede municipal. O projeto de Psicologia Escolar foi implantado para melhorar o desenvolvimento integral dos alunos.

Semanalmente, os alunos do 9º ano da Escola Municipal Senador Canedo participam de encontros com duração de 1h30 para discutir temáticas, tais como autoconhecimento, estratégias para lidar com as emoções e relações interpessoais.

“A gente oferece um espaço de escuta, acolhimento e fortalecimento de vínculos visando um processo de reflexão. A partir desses encontros a gente pensa nas relações interpessoais e no desenvolvimento socioemocional de cada um deles”, explica a psicóloga escolar, Lidiane Xavier.

O secretário municipal de Educação e Cultura, professor Victor Pellozo, explica que a ação está prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ainda auxilia na construção de projeto de vida dos alunos.

“Implantamos esse projeto em um momento importante. O trabalho está sendo implantado em forma de projeto-piloto, observando as necessidades da rede municipal e a ideia é expandir para outras unidades de ensino”, detalha.

A Maria Eduarda, de 16 anos, é uma das estudantes que participam do projeto. Ela conta que nos encontros já aprendeu estratégias para se acalmar e melhorar a ansiedade.

“A gente aprende a lidar com as nossas emoções, como a raiva, tristeza e ansiedade. Eu aprendi aqui que quando estiver ansiosa eu preciso fechar os olhos e procurar barulhos distantes para me acalmar. Isso me ajudou bastante”, relata.

E ela não foi a única. A aluna Ana Júlia, de 14 anos, também é uma das adolescentes que faz parte da ação e conta que tem aprendido a controlar as emoções.

“A gente aprende a se comportar na sociedade e como as nossas emoções podem interferir. Também aprendi a acalmar os meus sentidos”, conta.

Texto – Gessica Veloso
Fotos – Xande Manso