Desde o começo do ano, a Secretaria de Infraestrutura e Obras (SEINFRA) já reformou e/ou desobstruiu 1.000 bocas de lobo espalhadas por toda a cidade.

A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras (SEINFRA), tem reforçado a execução de medidas preventivas contra alagamentos, em face da estação de chuvas, prestes a começar no estado. Uma das medidas adotadas é a limpeza e manutenção de bocas de lobo, elemento da drenagem urbana responsável por captar a água pluvial nas ruas e direcioná-la até os locais de lançamento.

Para Daniel de Carvalho, morador do Jardim de Todos os Santos essas manutenções constantes feitas pela atual gestão colaboram com a limpeza e segurança, principalmente em épocas de chuva. “É muito bom ver as ruas sendo limpas, as bocas de lobo sendo cuidadas e essa prevenção acontecer antes das chuvas mais intensas. É nítido ver o cuidado dessa gestão com a gente”, disse.

Na mesma linha, o prefeito Fernando Pellozo conta que a drenagem urbana tem sido um dos pontos focais do trabalho executado na infraestrutura, compreendendo não só as manutenções nas bocas de lobo, mas também a execução de meio-fio, sarjetas, poços de visita e lançamentos.

Segundo o engenheiro Danilo Ítalo, a adoção de tais medidas se faz necessária devido ao acúmulo de lixo que se dá gradualmente nas bocas de lobo e acaba por entupi-las, além de estragos que ocorrem eventualmente na estrutura. “Atualmente temos quatro equipes dedicadas exclusivamente a este serviço, mas dada a iminência das chuvas, as frentes são reforçadas sempre que há disponibilidade de mais funcionários”, afirma. De acordo com dados do almoxarifado, mais de 900 unidades de tampas, cavaletes e vigas para boca de lobo foram despachadas só este ano.

O objetivo, segundo o Secretário de Infraestrutura, Cainã Teodoro, é trabalhar ainda mais para evitar danos aos canedenses. “Precisamos evitar situações de alagamento que venham a causar transtornos à população, como ocorria antes de iniciados os trabalhos da gestão. Para que a cidade funcione corretamente, é preciso atacar todas as suas necessidades de infraestrutura, e a drenagem urbana é um desses elementos primordiais ”, disse.

COMO SOLICITAR?

Qualquer morador pode solicitar o serviço de manutenção e limpeza de boca de lobo. Basta entrar em contato pelo (62) 3532-2402 para que o serviço seja incluído no cronograma da Secretaria de Infraestrutura e Obras. O prazo de execução varia conforme a demanda.

Texto e fotos por Victor Rodrigues