O documento é um benefício destinado para idosos cuja idade seja igual ou superior a 60 (sessenta) anos, com renda individual igual ou inferior a 2 (dois) salários mínimos, sem meios de comprovação de renda, mediante a inserção no Cadastro Único.

A prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), entregou mais de 100 carteiras interestaduais para idosos da cidade na última sexta-feira. O evento realizado na praça Criativa do Bairro Jardim das Oliveiras, contou com uma equipe de servidores da SEMASC, por meio do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). O documento dá direito a duas passagens integral ou 50% em cima do valor mínimo

Os idosos que têm como comprovar renda não necessitam da Carteira do Idoso para ter acesso às passagens interestaduais gratuitas ou o desconto no valor, basta apresentar o comprovante de renda e o documento de identidade.

“Já tenho o passe livre, agora recebendo essa carteirinha que me dá direito a viajar pra Bahia, agora vou poder visitar meus afilhados que são muitos. Ainda bem que tem quem olha por nós”, disse a aposentada Rita Araújo.

A Semasc já entregou mais de 1800 carteiras e continua empenhada em garantir direitos. “A essência da assistência é garantir direitos, a equipe técnica verificou no sistema muitos idosos que ainda não haviam sido alcançados com esse benefício, todo trabalho foi realizado pelas equipes que ligaram, visitaram, emitiram e fizeram a plastificação das carteirinhas”, destacou Simone Assis, secretária de Assistência Social.

Como adquirir o benefício?

Para solicitar a Carteira do Idoso, é necessário fazer inscrição no Cadastro Único. Para isso, basta comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), mais próximo.

Texto por Clarah Menezes
Fotos por Xande Manso