Além de salário e benefícios, os detentos ganham redução na pena conforme os dias trabalhados.

A prefeitura de Senador Canedo, através da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana (SSPMU), beneficia quase cem apenados com oportunidade de alternativa penal. Os detentos contemplados exercem diversos serviços nas mais variadas secretarias e, além de salário e benefícios, ganham redução na pena conforme os dias trabalhados.

O programa, de nome Progredindo para a Liberdade, se dá através de convênio entre a cidade e a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária, e visa a ressocialização do indivíduo.

“Desde o começo da gestão, mais que dobramos o número de beneficiados: hoje temos 94 inscritos no programa, dos regimes aberto, semiaberto e de livramento condicional, sendo que nesta última modalidade somos pioneiros no país”, afirma o prefeito Fernando Pellozo.

Segundo a lei de execução penal (7.210/84), o trabalho do condenado, como dever social e condição de dignidade humana, tem finalidade “educativa e produtiva”, e prepara o preso para ser reinserido no mercado de trabalho, diminuindo assim a reincidência criminal.

Aline Scaglia, coordenadora da 1ª Coordenação Regional Prisional, conta que a iniciativa adotada aqui inspirou outras cidades.

“É uma parceira que beneficia a todos, e há uma procura muito grande. Outras prefeituras, como Goiânia e Aparecida, iniciaram projetos motivados no que é realizado aqui. O estado da Paraíba também utilizou o convênio de Senador Canedo como exemplo e está replicando o programa lá.”

Antônio Luiz participa do programa Progredindo para a Liberdade há quatro anos e se diz honrado. “Trabalho como motorista na prefeitura, e esse projeto me direcionou a novos caminhos, com uma vida totalmente diferente. A sociedade nos reprime e exclui, por isso oportunidades como essa são poucas. Sou muito grato.”, afirma.

Texto por Victor Rodrigues
Fotos por Xande Manso