Os benefícios são propostos para a mobilidade dos canedenses que circulam por esses bairros.

Começa a valer nos próximos dias, melhorias propostas pela Prefeitura de Senador Canedo para a mobilidade de motoristas, pedestres, ciclistas e passageiros de ônibus que circulam pelos setores Conjunto Uirapuru e Jardim Todos os Santos.

As alterações incluem mudança de sentido das vias rua 11 e Benjamin Santos, rua 15 e Gumercindo Nascimento, rua 5 (Conjunto Uirapuru) e um trecho, que é extensão da rua Mata Teixeira (Jardim Todos os Santos).

À frente da equipe técnica que modulou o projeto está o coordenador de projetos, Vitor Santos. Ele afirma que para melhorar os deslocamentos urbanos e descentralizar o fluxo da Avenida Dom Emanuel, foi necessário criar novas vias coletoras de trânsito para movimentar veículos de uma região para outra.

”A implantação de corredores binários irá descentralizar o fluxo de algumas vias de grande intensidade e essas mudanças são importantes para a mobilidade de toda a região, trazendo impactos positivos para o trânsito e criando novas opções de deslocamentos”, ressalta.

De acordo com o projeto, a rua 11 e 15 (Conjunto Uirapuru), que depois passa a ser rua Benjamin Santos e Gumercindo Nascimento (Jardim Todos os Santos), respectivamente, passarão a ter sentido único. As mudanças incluem, ainda, a rua 5 no Conjunto Uirapuru e um trecho da Rua Des. Mata Teixeira, essa complementando um trecho que já é de sentido único.

Também será instalado um semáforo no cruzamento da Av. Central com Rua 15, que ajudará a controlar o fluxo e contribuir com o equilíbrio do cruzamento da Rua 11 com a Av. Central. Nesse local, o semáforo permitirá também transpor a feira, ligando o fluxo da região na rua 1 para o loop de quadra, retomando a Central após a feira ou na Rua José Francisco Teles, que dá acesso ao fundo do fórum e liga à Av. D
om Emanuel pela SANESC.

Segundo o Superintendente Municipal de Trânsito de Senador Canedo Arisberto Pereira, essas alterações que liga esses dois setores tem como principal característica desafogar o trânsito nessas vias, sobretudo reduzir a velocidade de circulação da avenida Central.

”O objetivo dessas intervenções é proporcionar uma circulação uniforme, segura, conflito de fluxo, propiciando que as pessoas possam tirar seus veículos das calçadas sem medo de tê-lo danificado, uma vez que a pista de rolamento terá uma dimensão satisfatória e a área de estacionar será resguardada pela sinalização. Portanto, são movimentos que estão sendo criados para retirar o excesso de fluxo da avenida Dom Emanuel que, hoje, está sobrecarregada. À vista disso, essas medidas estão sendo tomadas com a finalidade de expandir as possibilidades de circulação e, para que isso ocorra, devem ser feitas com qualidade e com as vias devidamente direcionadas”, conclui.

Com essas alterações espera-se que a população tenha novas opções de vias para circulação, assim como ocorre no Conjunto Sabiá, que possibilita sair em frente ao terminal de ônibus pela avenida Aroeiras (da Caixa Econômica Federal) e ir para Vila Santa Rosa e setores adjacentes, sem passar pelo corredor Dom Emanuel, também será possível acessar pela rotatória da SANESC passando por trás do Fórum e através da Rua 11 transitar em sentido único até a Vila Bom Sucesso.

As mudanças privilegiam a segurança nos deslocamentos, retira conflitos de circulação, acabando com movimento em sentido oposto e estabelece vagas de estacionamento do lado direito da via, reduzindo riscos de um veículo quebrar o retrovisor do outro, permitindo que os proprietários retirem das calçadas seus carros e os coloquem na pista de rolamento, que é o local onde deve permanecer, dessa forma, os pedestres ganham espaço nas calçadas para caminhar protegidos e a travessia da rua com segurança, poderá ser realizada nas faixas que serão pintadas ao longo dessas vias.

Texto por Rafael Rocha
Fotos por Xande Manso