Prefeito Fernando Pellozo recebe o governador Ronaldo Caiado e o senador Vanderlan Cardoso na abertura oficial de unidade com 11 leitos de UTI exclusivos ao tratamento da doença

“Senador Canedo está preparado hoje para o enfrentamento à Covid-19. Agora temos uma unidade exclusiva, evitando o chamado fluxo cruzado (quando uma pessoa procura uma unidade para uma finalidade e acaba cruzando com outra acometida pela doença) e reduzindo ainda mais a possibilidade de contaminação”. A frase do prefeito Fernando Pellozo na abertura oficial do Hospital de Enfrentamento à Covid-19 de Senador Canedo, na manhã dessa sexta-feira (12.02) confirma o avanço que a saúde do município já alcançou em 2021.

Da cerimônia, realizada em forma de visita às instalações, também participaram o governador Ronaldo Caiado, o senador Vanderlan Cardoso e os secretários de Saúde estadual, Ismael Alexandrino e municipal, Fabiana Lopes. A estrutura, que inclui 11 leitos completos de UTI e 20 leitos clínicos de enfermaria – capazes de funcionar como unidades semi-intensivas – é resultado de parceria entre o Município e o Estado, que entra com contrapartida mensal na casa de R$ 1 milhão/mês.

Pellozo aproveitou a ocasião para também destacar a importância do Pronto Atendimento Covid-19, montado no mesmo local por iniciativa da Prefeitura. “Aqui será a porta de entrada para todos os canedenses com suspeita da doença. Eles vão receber atendimento clínico, testagem e poderão realizar exames de imagem que vão desde o Raio-X até uma tomografia”, detalha o prefeito.

O governador destacou os “repasses crescentes” do Governo de Goiás aos municípios e enalteceu as parcerias, como a do senador Vanderlan Cardoso “e de todos que trabalham para garantir mais recursos e condições para a saúde dos goianos”. Caiado lembrou, no entanto, que apesar do novo hospital em Senador Canedo e dos esforços para criação de mais leitos, existe um limite e que a população precisa evitar aglomerações e seguir as orientações sanitárias para minimizar a disseminação do vírus.

Ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso falou da satisfação em ver a estrutura montada e reafirmou o compromisso de trabalhar pela cidade e por Goiás. “Estamos preocupados com a saúde e atuando em parceria com o governador Caiado nesse projeto de descentralização que ele vem implementando”, explica o senador, destacando que também está atento e empenhado na aprovação da volta da PEC do Orçamento de Guerra (que seria condição para a retomada do auxílio emergencial à população mais necessitada). Vanderlan também destacou o trabalho do prefeito Fernando Pellozo e de sua equipe, citando a secretária de Saúde Fabiana Lopes.

Regulação
Titular da Saúde no Estado, Ismael Alexandrino foi outro a falar sobre ação conjunta. Ele lembrou que a unidade entregue é uma parceria entre um hospital particular e Prefeitura, via convênio, e na qual o Estado entra com contrapartida também em convênio com a prefeitura. “De forma que nós vamos aportar para essa unidade algo em torno de R$ 1 milhão por mês para que os leitos de UTI e enfermaria possam servir a Senador Canedo e também a Goiás”, diz. O secretário explica que no contexto Covid, todos os leitos que são abertos e custeados pelo Estado são regulados por ele, diferentemente da pactuação integrada normal de leitos. “Assim, poderão ser recebidos aqui, pacientes goianos de qualquer outro município, a depender da necessidade”, conclui.