A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, proporciona prestação de saúde a cerca de 200 presos do presídio. São assistências que beneficiam os reeducandos, mas que também gera economia e segurança, porque evita a escoltas de presos a unidades de saúde. Para o atendimento interno, está sendo montado um consultório para consultas médicas, e na visitas do trailer odontológico são realizados procedimentos junto aos apenados. “Já tivemos mais de 80 saídas em um mês, para idas ao médico, com profissional vindo aqui, temos menores transtornos. Um grande avanço que conseguimos foi o acompanhamento in loco de uma psiquiatra, da rede municipal, que atende cerca de 40 presos”, afirma a diretora Alline Scaglia. O presídio de Senador Canedo é considerado modelo no Sistema Prisional na Região Metropolitana. “É uma unidade com poucos transtornos, com boa funcionalidade, e sabemos que muito disso é pelas parcerias, como a da Prefeitura. O acolhimento a saúde proporciona mais tranqüilidade ao preso, e é importante, porque eles estão aglomerados, que traz aos mesmos mais riscos a contágios de doenças”, afirma o supervisor regional da Diretoria Geral de Administração Penitenciária do Estado de Goiás, Bruno Morais. Nesta terça-feira, 17 de abril, foram realizadas a imunização dos funcionários e apenados, as doses foram aplicadas por uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde, conforme determinações dos grupos de risco definido pelo Ministério da Saúde. E durante a semana, o trailer odontológico estará no local fazendo procedimentos.