1ª Mostra Cidadania Delas apresentou filmes com temáticas feminina, igualdade racial e desafios em celebração ao Dia Internacional da Mulher.

Neste dia 08 de março, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) promoveu a 1ª Mostra de Curtas Cidadania Delas, em celebração ao Dia Internacional das Mulheres. Ao todo foram exibidos seis curtas-metragens com temática feminina, as sessões ocorreram durante todo o dia no Cine Teatro da Praça CEU, no Jardim das Oliveiras.

De acordo com a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Simone Assis, o Dia da Mulher é sobre reflexão e conscientização, logo as apresentações em torno da temática sobre os desafios enfrentados pelas mulheres “faz com que a gente olhe para os nossos com outros olhos”.

“Ali conseguimos observar a gravidade, profundidade, amplitude e diversidade que as mulheres enfrentam. Todos temos desafios de maior e menor grau, de maior ou menor peso e, às vezes, compartilhar isso já alivia a nossa carga”, reforça a titular da pasta.

União e conexão são as ações defendidas pela primeira-dama para fortificar das mulheres. “Esse é um movimento que nos fortalece no sentido de entender que todas nós temos desafios e é importante estarmos sempre conectadas, unidas, conversando e pedindo ajuda quando necessitada. Essa conexão faz toda a diferença”, finaliza.

A Mostra Cidadania Delas também promoveu rodas de debate entre os realizadores, convidados e público. Para a produtora cultural Carmelita Gomes, convidada para a curadoria dos curtas, as artes tem que servir como instrumento de transformação social. “Usar o cinema para trazer uma reflexão, vejo como humanização. É uma gestão humana, que traz as pessoas para próximo da cultura e das artes”, ressalta.

“Tenho 32 anos em Senador Canedo e essa é a gestão que mais investe no ser humano. As artes tem humanidade e essa é uma das gestões que mais apoia. Tivemos o melhor festival do Curta Canedo no ano passado”, reforça a produtora.

Mensagem é reflexão

Os filmes exibidos foram todos produzidos por cineastas mulheres e premiados no Festival Curta Canedo. Os curtas apresentados são dos gêneros de ficção e documentário, como “Um Mundo Para Pedro”, que relata a rotina e desafios de uma mãe que foi abandona com um filho autista.

De acordo com a Diretora de Políticas Afirmativas do Direito da Cidadania da Semasc, Alessia Christina, o objetivo da mostra é levar e promover políticas públicas. Essa data, em especifico, pode debater o tema mulher. “Conseguimos colocar o nosso papel de reflexão: onde essa mulher está? Qual papel ela está desenvolvendo? Quais são os seus direitos? Eles estão sendo violados?”, explica uma das organizadoras.

“Essa primeira mostra Curta Delas foi para levar essas reflexões para as mulheres mães, donas de casa e trabalhadoras, para que elas possam refletir sobre sua carga como mulher. E de alguma forma, tivermos a oportunidade de impactar elas. Os debates foram muito valiosos, e essas mulheres puderem se identificar com os curtas apresentados”, reforça.

A organização do evento já prepara uma segunda edição da mostra e garante bons filmes associados a grandes debates.

Texto: Lorena Soares
Fotos por: Marcos Aurélio