Para dar mais agilidade na imunização, a prefeitura realizou o quinto drive-thru do ano além de manter a vacinação também nos pontos fixos.

A Prefeitura de Senador Canedo ampliou, nesta terça-feira (20), o grupo prioritário para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19, passando a imunizar pessoas com 62 anos ou mais. Para dar agilidade nas aplicações, mais um drive-trhu foi realizado na Praça Criativa Central. Este é quinto realizado apenas este ano. Ao todo, 390 doses de vacina foram aplicadas.

A dona Neuza de Fatima, de 63 anos, é morada de Senador Canedo há mais de 40 anos, estava ansiosa e até se emocionou quando recebeu o imunizante. “Não via a hora de chegar a minha vez, estava muito ansiosa pela vacina. Vou ficar de olho na segunda dose. O pessoal me informou tudo certinho onde posso ir pra aplicar”, disse a aposentada.

Outro que não deixou de ir no drive-thru foi o aposentado Elmo Rocha. Seu Elmo, faz aniversário nesta quarta-feira, 21, completando 63 anos de idade. Ele disse ter recebido a notícia da vacinação para sua faixa etária como um ótimo presente de aniversário. “Eu estava contando com isso há dias, horas e minutos, desde que a vacinação iniciou. Foi bem rápida a fila no drive, o trabalho da Saúde está exemplar, muito organizado”, afirma Elmo.

Segundo o aposentado, seu maior sonho é ver o povo brasileiro todo imunizado, para que a vida volte ao normal e diminua o número de mortes. “Essa oportunidade que tive hoje, torço para que todo povo canedense tenha e receba a vacina logo. Espero, também, que todos os brasileiros se imunizem logo”, conclui o aposentado.

Segunda dose

A diretora da vigilância em saúde, Flávia Régia, relembra a toda população que recebeu a primeira dose da vacina que, para completar o ciclo de imunização, é necessário também se atentar a data da segunda dose, marcada no comprovante de vacinação ou na caderneta.

“O município recebeu doses de dois laboratórios. Então, quem tomou a primeira dose da CoronaVac, do Instituto Butantan, deve esperar o intervalo de 28 dias para receber a segunda dose. Já a vacina AstraZeneca, a mesma aplicada no drive-thru de hoje (20/04), tem o intervalo de 12 semanas entre a primeira e segunda dose”, explicou a diretora.

Atendimento e feriado

A vacinação em Senador Canedo continua, mesmo no feriado de Tiradentes, comemorado neste 21 de abril. Desta forma o grupo prioritário pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Rosa, das 8h ás 20h.

Durante o restante da semana, a vacinação segue nos três pontos fixos, espalhados nas três regiões do município. Quem tiver 62 anos ou mais, pode ser vacinado na UBS Flor do Ipê e UBS Valéria Perillo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Ou na UBS Santa Rosa, de segunda a sexta-feira das 8h às 20h, e aos sábados e domingos, das 8h às 14h.

Só não pode se vacinar quem tiver apresentando sintomas gripais. Além disso, para receber o imunizante, será necessário apresentar documento de identidade, comprovante de endereço que comprove que ele é morador de Senador Canedo, CPF, cartão SUS e Carteira de Vacinação.