Com o aumento do número de casos de dengue no município, estão sendo realizados exames de hemograma para diagnóstico e acompanhamento da doença diretamente em Unidades Básicas de Saúde (UBS). O objetivo é tentar diminuir o fluxo das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e assim otimizar o atendimento.

A enfermeira Rejaine Ataíde, da UBS Jardim Canedo, comentou que está “muito feliz com a chegada da máquina de hemograma, pois evita que o paciente tenha que procurar outros locais para fazer exame, o que diminui as chances de aglomeração”.

Para realizar o exame na UBS, basta que o paciente compareça em alguma das unidades listadas abaixo com o pedido de solicitação de hemograma para diagnóstico /acompanhamento de dengue. Vale ressaltar que o retorno médico após a realização do exame será feito na unidade de origem do paciente.

Segundo a moradora Cleidivânia dos Reis, a possibilidade de fazer os exames direto na UBS é “ótima”, pois “antigamente você tinha que sair daqui e ir em outro lugar e depois voltar; Hoje já ele (filho) se atendeu, fez o exame e foi muito rápido para sair o resultado.”

Até o momento, as seguintes unidades já dispõem de laboratórios para a realização dos exames:

  • UBS Liberdade;
  • UBS Uirapuru;
  • UBS Jardim Canedo 3



Prefeitura de Senador Canedo

A cidade avança. Sua vida melhora.

Compartilhar notícia: