A proposta envolve cerca de 80 alunos do Ensino Fundamental, que desenvolveram equipamentos com material reciclado e também todo o conteúdo com muita criatividade.

A retomada das aulas presenciais contagiou os alunos, mas também necessitou de práticas pedagógicas que envolvessem toda a comunidade escolar em ações que possibilitassem o envolvimento dos alunos e a assimilação do conteúdo. Para as aulas de Língua Portuguesa, gênero textual – notícia, a professora Kênia Soares levou a proposta de um trabalho prático.

A ideia era tirar dos livros a temática. Os grupos foram formados com os alunos do 7º ano da Escola Municipal Profª Izabel de Matos Ribeiro. “ Foi trabalhado esse gênero, pois consta no currículo. Para ficar mais interessante, trabalhei com eles “a notícia” na prática. Eles mesmos buscaram notícias atuais para organizarem a apresentação. Pesquisaram, criaram câmeras e microfones. Organizaram o texto a ser apresentado.”, afirmou a professora.

Inicialmente, a proposta era o interesse dos alunos pela matéria dada, porém o resultado foi além do esperado, houve a aceitação imediata. “Levei alguns materiais para a sala e eles montaram, cada um com seu grupo, os microfones e filmadoras. Então, levaram para casa para concluírem”, explica Kênia. E assim, o Izabel News, ganhou formato com roteiro, figurino e envolvimento de outros servidores da escola, que também foram entrevistados.

Iniciativa que educa

A educadora reforça que a iniciativa traz mais do que o aprendizado do conteúdo de língua portuguesa. “Os alunos organizaram todo o texto a ser apresentado. Preferi trabalhar dessa forma prática para desenvolver o protagonismo juvenil, pois eles aprendem mais quando há atividades lúdicas”, explica. A atividade em grupo trouxe confiança, gerou talentos e proporcionou o envolvimento entre os estudantes, e também entre demais professores.

São estudantes com idade entre 12 e 13 anos, que tiveram por um tempo acompanhamento remoto devido a Pandemia. No projeto há também inclusão, com alunos que tem Atendimento Educacional Especializado – AEE, que participou de todo o processo. Iniciativa que transformou a rotina da escola, motivando os menores, seus familiares e também demais professores.

Texto por Marcela Aires

Prefeitura de Senador Canedo

A cidade avança. Sua vida melhora.